Dicas práticas para criar um plano de marketing digital em sua empresa

Por Mais Empresas  |  27/04/2011  |  1 comentário »

O Pensando Grande preparou algumas dicas práticas de marketing digital para você aplicar em sua empresa.
Por que isso é importante? Confira.


Muitas vezes, quando pensamos em mídia social, o que nos vem à mente é o vizinho de 15 anos que passa a noite conversando com os amigos no Facebook. Mídia social, no entanto, não é voltada apenas para adolescentes, astros do rock ou atrizes em reabilitação – trata-se de uma importante arma comercial, responsável pelo maior impacto nos negócios desde o advento da própria Internet.

Porém, existe a falsa noção de que a mídia social é um novo e misterioso tipo de estratégia de marketing. Na verdade, trata-se de uma nova ferramenta de comunicação que pode ajudar as empresas a se envolver com clientes existentes e potenciais em nível totalmente novo e incrivelmente produtivo.

Por que Você Deveria Usar Mídia Social?

A mídia social remove as barreiras entre você, seus clientes e seus concorrentes:

Percepção do cliente

Saiba exatamente o que os clientes estão pensando. Com a mídia social você pode saber muito mais sobre os hábitos, interesses e as necessidades de seus clientes – e o que os influencia na hora da compra.

Saúde da marca

Saiba como a sua marca é vista pelo seu público-alvo e o que os clientes estão dizendo sobre a sua empresa. Descubra quem a recomenda – ou não – aos amigos, vizinhos e colegas e (o mais importante) por quê.

Vantagem competitiva Usando a mídia social, você consegue monitorar mais facilmente as atividades de seus concorrentes e reunir informações importantes para entender por que um cliente pode decidir pela oferta do concorrente ao invés da sua.

Novas oportunidades

Descubra as comunidades online relevantes para o seu público-alvo e identifique oportunidades importantes de marketing através das quais você pode aumentar o reconhecimento da sua marca e a sua base de clientes.

Geração de demanda

Gere maior demanda e percepção da sua oferta; suporte a pesquisa pré-compra e associe sua marca a avaliações gratuitas de produtos e ofertas especiais.

Mídia Social e Marketing para Pequenas Empresas

De acordo com o Small Business Success Index, publicado pela Smith School of Business, da Universidade de Maryland, quase 20% dos proprietários de pequenas empresas estão atualmente integrando a mídia social, principalmente o Facebook e o LinkedIn―à sua estratégia de marketing. E 45% dos entrevistados disseram que os investimentos em mídia social renderam um retorno mensurável sobre o investimento após um ano, aproximadamente.

É claro que a melhor parte do marketing baseado em mídia social é que, desde que você tenha acesso à internet, seus custos iniciais podem ser de até ZERO. Centavo por centavo, comparado a outros tipos de estratégias, o marketing feito em mídias sociais é mais barato em termos de dinheiro, tempo e infraestrutura, o que o torna ideal para pequenas empresas. Com uma série de ferramentas gratuitas e fáceis de usar para publicação, monitoramento e medição, porque não usar a mídia social para divulgar sua empresa? Em resumo, a mídia social é uma ponderosa ferramenta de marketing que ajudará você a:

  • Iniciar conversas interativas com clientes;
  • Desenvolver a presença online da sua marca;
  • Promover e refinar sua oferta comercial;
  • Permitir que clientes fiéis compartilhem suas histórias com seus contatos;
  • Lidar rapidamente com queixas ou preocupações de clientes;
  • Mas como tudo isso realmente acontece no mundo real? Veja alguns exemplos:

Um salão de beleza em Seattle, Washington, concentrou seus esforços de marketing na internet. Dois anos após iniciar uma estratégia de mídia social, 75% da clientela do salão vêm do Facebook, Twitter e do blog.

Uma loja em Arkansas viu as estatísticas na web, o número de seguidores e as interações com clientes crescer graças à mídia social e, como resultado, suas vendas aumentaram. Segundo o proprietário, pelo menos metade da sua divulgação nacional recebida não tem outra fonte senão a mídia social.

Como Começar

Ouça –

Iniciar uma estratégia de marketing baseada em mídia social não é necessariamente um desafio, mas é importante planejar com antecedência e dedicar alguns recursos para isso. Esse requisito irá diminuir consideravelmente assim que o plano estiver em andamento.
Identifique conversas relevantes e os lugares onde elas acontecem. Use ferramentas gratuitas como Technorati para identificar os tipos de mídia social onde os seus clientes conversam. Ouça atentamente ao “burburinho” gerado pela mídia social para identificar conversas sobre a sua empresa, seus concorrentes, o segmento onde você atua e as questões mais importantes para os seus clientes. Configure pesquisas por palavras-chave para identificar atividades relacionadas à sua empresa, ao seu produto e concorrentes.

Crie uma presença –

Crie uma base de clientes e seguidores que querem saber mais sobre a sua oferta. Crie um blog e escreva sobre os seus produtos, serviços ou setor. Estabeleça uma presença em sites como Facebook, LinkedIn e Twitter para que você comece a reunir seguidores e se comunique diretamente com clientes e parceiros comerciais em potencial. Se a sua oferta puder ser vista em formato de vídeo, crie um canal personalizado no YouTube.

Envolva os clientes –

Ajude, eduque, promova e proteja sua marca como um participante online ativo. Informe os clientes que você está ouvindo e implementando suas ideias. Crie seus próprios canais de mídia social e seja um participante ativo nos sites onde os seus clientes se encontram e os seus produtos são discutidos.

Fonte: Administradores

1 comentário:

Deixe seu comentário: