Estar no LinkedIn não basta. Saiba usá-lo a seu favor

Por Mais Empresas  |  28/04/2011  |  Comente »

Veja como aproveitar melhor a maior rede social profissional do mundo

Entre as redes sociais mais populares na internet, o site LinkedIn é o mais focado no ambiente corporativo. Lançado oficialmente em 2003, foi só em 2008 que o site alcançou uma taxa de crescimento exponencial, em parte devido à crise econômica iniciada no mercado imobiliário americano e que se expandiu para o mundo todo em 2009. Em 2011, a rede social já recebe mais de 1 milhão de novos cadastros a cada semana.

Em março de 2011, o LinkedIn atingiu 100 milhões de usuários no mundo, ou 1/5 do tamanho do Facebook. Só no Brasil, são 3 milhões de cadastrados. Estes números demonstram não só a dimensão do site, mas também a importância crescente que esta rede social alcançou em pouco tempo, redefinindo o panorama de contratações e a carreira de muitos profissionais.

Ao integrar cadastros de empresas, profissionais e universidades, o LinkedIn consegue aos poucos agrupar todas as informações sobre a carreira de um profissional. Mais importante ainda: consegue validar estas informações! Ao se conectar ao site e preencher seu currículo, o profissional começará a receber sugestões de pessoas com quem pode ter trabalhado, estudado ou mesmo conhecido através de conexões em comum com outros usuários, nos mesmos moldes do Facebook.

A diferença em relação ao Facebook é que, ao invés de gerenciar e divulgar aspectos da vida pessoal, o foco do LinkedIn é ajudar a gerenciar o “network” profissional. Termo que caiu no jargão corporativo nos anos 90, “network” é um termo que define a rede de contatos profissionais de uma pessoa, sejam estes contatos de onde forem. A vantagem neste caso é que o LinkedIn se torna um repositório online da rede profissional, sem que seja necessário carregar centenas de cartões de visita, mesmo aqueles escaneados com SmartPhones.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: