Como usar o blog para conseguir mais clientes

Por Mais Empresas  |  27/06/2011  |  Comente »

Poucas pessoas percebem o poder de vendas e persuasão que o blog tem. Veja como usá-lo para obter reconhecimento e gerar mais vendas em seu segmento.


Se você é um webdesigner, programador, empresário, jornalista, pedagogo, cozinheiro, dentistas, músico ou qualquer outra área de atuação na qual tenha um conhecimento específico que pode ajudar outras pessoas, existe uma arma poderosa hoje à sua disposição. Tão poderosa que poucas pessoas sabem utilizá-la corretamente.

Com esta arma você poderá conquistar o mundo, adquirindo muita fama, sucesso e fortuna no processo. Tá bom, talvez não tudo no mesmo dia ou nesta mesma ordem, mas com certeza você vai ter mais contatos, amigos, clientes e exposição seguindo os conselhos abaixo em vez de apenas continuar fazendo o que sempre fez.

O nome desta arma secreta? O seu blog.

Seu blog é um raio x de seu conhecimento

Ao utilizar um blog, seja ele em seu site ou em uma plataforma gratuita (como Blogspot.com ou WordPress.com), você abre as portas do mundo para que as pessoas conheçam seu trabalho. Mas só ter um blog por si só, não adianta. É o quê você publica nele que faz a diferença.

Veja bem, você levou anos de estudo e suor para poder adquirir conhecimento e experiência em sua área. Está tudo ai, prontinho pra ser usado pelo próximo cliente que o contratar. Mas o problema é também justamente esse. Como o conhecimento está “dentro” de sua cabeça, as pessoas ficam receosas de contratar você primeiro e descobrir se valeu a pena só depois. É um risco que ninguém gostar de correr, ainda mais quando os preços de seu serviço são mais elevados.

Ao publicar em seu blog artigos que você mesmo criou, ricos em informação, as pessoas podem ter uma gostinho de como realmente é seu conhecimento e domínio sobre sua área de atuação. Pode ver em quais assuntos você se aprofundou mais, seja através de fotos, vídeos, desenhos ou simplesmente texto. Isso tudo proporciona uma amostra de como você é como profissional, como trabalha e como vê o mundo.

Mas um detalhe muito importante: tudo isso acontece antes que ele tenha que contratar você. Sem custo algum.

Vê a diferença?

Vejamos agora cinco maneiras onde seu blog pode ajudar você.

1. Marketing: você se divulga melhor

Com seu blog, você gera conteúdo. O Google adora conteúdo e é descaradamente apaixonado por blogs. Tanto que tem uma seção só de “blogs” em sua página de resultados (Já notou? Ali no menu do lado esquerdo, clicando na opção “mais”). Com isso, você aparece no Google para as pessoas que buscam sobre assuntos que você aborda em seu blog.

Quando você gera conteúdo de qualidade, a pessoa que lê pensa: “Nossa, que legal! Fiquei feliz de aprender isso sobre XYZ!”. E indica este conteúdo para seus amigos e conhecidos. Agora com o Twitter, um artigo de alta qualidade pode ser compartilhado em questão de horas para milhares e milhares de pessoas. Com o “Curtir” do Facebook, com apenas um clique seu leitor indica seu blog para todos seus amigos, que podem indicar então para seus amigos e coisa ganha uma proporção enorme.

Em blogs, artigos são popularmente conhecidos como “posts”. Se você é umsushi man e escreveu em seu blog um post do tipo “Sete truques que aprendi sobre cozinha japonesa“, provavelmente pode ser copiado, citado e divulgado em sites de notícias sobre cultura japonesa, culinária, amantes do Japão, gastronomia, “comida caseira” e muitas outras categorias.

Fora que um jornalista pode achar seu post e pedir sua autorização para publicá-lo no jornal de sua cidade ou em uma revista especializada.

Legal, não? Tudo isso porque você escreveu um post de qualidade e colocou em seu blog.

O melhor? Toda essa divulgação, que deve valer dezenas de milhares de reais, saiu de graça para você. Zero centavos. Nem um real. Free. Nada mal, não?

2. Networking: você vai conhecer gente influente

Nesse processo de divulgação de seu blog, você virá a conhecer muitas pessoas relacionadas à sua área de atuação. Entre os leitores e pessoas que deixarem comentários, veja se eles possuem um site. Comente e crie links para os sites de seus leitores.

Entre no Google, na seção de “blogs” e pesquise sobre termos importantes para sua área de atuação. Entre nos blogs e leia os artigos, entenda quem está por trás deles. Se possível, crie links para estes blogs que você acha que possuem conteúdo de qualidade e que você não teria vergonha de indicar para seus clientes.

Da mesma forma, estes sites farão links para seu blog. Com isso, você começará a conhecer os donos destes sites e podem surgir parcerias, promoções em conjunto, joint ventures e muito mais.

Por causa dos artigos de seu blog, canais de comunicação, entidades de classe, federações, faculdades, ONGs e muitas outras instituições pode se interessar por você e pelo seu trabalho. Contatos que você fizer em uma feira, palestra ou evento podem chegar em casa, ver seu cartão de visita e entrar em seu blog. Pronto! Mais gente se encantando pelo que você faz!

É uma máquina de networking 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3. Posicionamento: você como um expert

Através de seu blog, você poderá mostrar sua visão do mundo. E se com a sua visão você ajudar as pessoas a enxergar coisas que não viam antes, você ganha status de especialista.

Você pode falar em seus posts sobre o que está errado em sua área de atuação, por exemplo. Um advogado pode falar como o sistema burocrático brasileiro atrasa o fim dos processos e dar dicas de como as pessoas podem acelerar suas ações legais.

Uma fisioterapeuta pode dizer como cadeiras de escritório de baixa qualidade podem afetar a coluna e músculos dos funcionários e como isso leva a faltas ao trabalho e licenças médicas inesperadas; pode explicar como alguns exercícios simples de alongamento ajudam a remediar o problema.

Um fotógrafo de casamento pode falar sobre sua experiência com dezenas de festas e dar dicas sobre como organizar sua cerimônia para que nada dê errado. Um dermatologista pode falar sobre os riscos de cremes feitos em casa e os alimentos que afetam a vitalidade da pele. Enfim, as possibilidade são infinitas.

O segredo se resume ao seguinte: quanto mais você aborda assuntos relevantes e ajuda as pessoas a entenderem coisas que até então eram mistérios, mais você se posiciona como “o cara” dentro da mente destas pessoas. E quando elas quiserem contratar alguém ou comprar um produto, adivinha com quem eles vão falar?

Seu blog é perfeito para trabalhar seu posicionamento.

4. Pesquisa: ajuda você a entender seu mercado

Uma das características mais interessantes de um blog é a possibilidade de os leitores deixarem um comentário ou opinião sobre o que você escreveu.

Você pode pensar em ideias ou opiniões, criar um post explicando porque você pensa assim ou assado e convidar as pessoas para comentarem. Com isso, você pode testar se uma ideia tem boa receptividade ou não antes mesmo de executá-la.

Um pizzaria pode falar sobre um novo sabor que pensa em criar e perguntar o que seus clientes acham da ideia. Um psicólogo pode falar sobre um medo ou fobia que aflige as pessoas e pedir para que contem exemplos de como fazem para conviver com isso no dia-a-dia. Um webdesigner pode mostrar três novas ideias de layout para seu site e perguntar aos leitores (que provavelmente incluem outros webdesigners) quais gostam mais e se têm outras sugestões de como melhorá-los.

Neste processo de interação com os leitores, você terá a chance de entender realmente como seu público-alvo reage, pensa, do que gosta, o que abomina, o que acham engraçado e do que não gostam. Com este conhecimento real em mente, você poderá tomar decisões muito mais tranquilo de que está fazendo a coisa certa, pois entende de verdade como aquela decisão pode ou não afetar seu mercado.

5. Inovação: seu blog ajuda você a pensar diferente

Uma das melhores coisas de se ler um bom livro ou conversar com pessoas inteligentes é o que podemos aprender com eles. Ver o mundo pelos olhos de outras pessoas e poder aprender com eles a pensar diferente e tirar proveito das situações que vivemos não tem preço.

Seu blog é um ambiente perfeito para isso. Ao percorrer todos os passos acima, você vai ter muitas conversas, pesquisas, interações e trocas de ideias com muitas pessoas que gostam do mesmo assunto que você. Com isso, muitas ideias novas podem surgir na sua cabeça. Sua maneira de ver e entender o mundo à sua volta (em sua área de atuação) é ampliada e sua capacidade de ver o que poucos enxergam é aprimorada.

Dizem que um simples funcionário de chão de fábrica, de uma gigante montadora de automóveis, deu uma ideia para uma peça que nenhum dos mais experientes engenheiros tinha pensado ainda. A peça otimizou a produção e a montadora economizou dezenas de milhões de dólares por ano em gastos até então desnecessários. Tudo porque o simples funcionário, que vivia a situação no dia-a-dia, perguntou porque se fazia as coisas de um jeito “X”, quando se podia fazer de um jeito “Y” muito mais facilmente.

Ouça as pessoas em seu blog. Pergunte. Desafie. Interaja. Aquela ideia que você tanto busca pode estar a apenas alguns cliques de distância.

Fonte: Webinsider

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: