A importância de um link building bem trabalhado

Por Mais Empresas  |  12/07/2011  |  Comente »

Hoje falaremos de um tema um tanto polêmico, mas que é fundamental para que você consiga sucesso em sua campanha de SEO: o link building. Esse recurso se dispõe de uma forma simples sobre uma campanha detalhada de marketing digital, mas aumenta consideravelmente o número de links que levam os internautas ou consumidores até o site da sua empresa.

A sistemática é a mais básica possível. Quanto mais links apontando para o seu site, mais degraus no ranking do Google você conseguirá subir. A quantia relevante de link building também demonstra qualidade e confiabilidade na sua empresa. Se os sites que têm boa procedência trazem um link de seu site, é sinal de que você está ganhando na chamada campanha “boca-boca”, no mercado “real”.

Uma forma legal de fazer links biulding de qualidade é através de parcerias. Você troca de links com seus clientes ou pode, ainda, solicitar a amigos do mesmo ramo, clientes e fornecedores para que façam uma troca de representatividade online, também podendo linkar palavras. Assim, um dará crédito ao outro, solidificando o negócio de ambos e atraindo clientes pela atitude confiável.

Já o primeiro passo para o fracasso é o comentário inadequado em blogs e sites relacionados à sua empresa. Comentários como “ótimo post” ou “visite meu site” torna totalmente supérflua a sua avaliação sobre o tema que leu. Ninguém lê, ninguém entra e ainda faz propaganda contrária. Portanto, sempre que for opinar sobre um artigo de alguém na internet, “realmente” leia todo o conteúdo e deixe um comentário bem escrito, construtivo e que some ideias aos assuntos. Faça com que o que você leu e o que você escreveu ganhe qualidade e interesse de quem futuramente passe pela página.

Outra dica legal é de não fazer ou deixar comentários em sites que não se interliguem com o seu setor. A propaganda pode parecer gratuita e fácil, porém de que adianta você fazer comentários e exibir seus links se as pessoas que lerem seu post não são o público-alvo da sua empresa? De uma forma prática, você estará irritando quem te lê e ainda afastará leitores da página que está visitando. Um prejuízo que atingirá não só sua empresa, como a empresa de terceiros.

Agora, um ponto fundamental para um link building bem feito é o conteúdo do que você deseja expor. Um texto copiado, não original e com muitos erros de português tende a afastar o interesse dos consumidores. Por isso, o ideal é manter seu site sempre atualizado e apresentável, que traga assuntos de interesse e pertinência a quem os lê.

O importante é ser criativo e fugir da compra de links para o pagerank, que é passível e muito de punição. Por isso é necessária uma análise cuidadosa de onde você expõe os textos da sua empresa, partindo daí a campanha de marketing digital. Um bom profissional ou agência contratada certamente evitará que você caia nesse tipo de armadilha. Uma vez na lista negra do Google, sua empresa é banida pelo robot.txt e deixa de aparecer na página do buscador e de ser ranqueado. Isso é o primeiro passo para sua falência online.

Por Fábio Grinberg, especialista em marketing digital e no desenvolvimento tecnológico de marketing para empresas. É proprietário da Mr. Grin e presidente da Top Google.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: