Facebook é o maior serviço de armazenamento de imagens da internet

Por Mais Empresas  |  21/09/2011  |  Comente »

Todo ser humano, com idade suficiente, é claro, já foi fotógrafo por um dia. Atualmente, então, com celulares com câmeras e aplicativos de compartilhamento instantâneo, a fotografia virou não só um modo de guardar lembranças, como também de interagir com os amigos. Mas você já parou para pensar quantas fotos já foram feitas na história da humanidade? E sabia que o Facebook é o local onde estão boa parte delas?

Um artigo publicado no site 1000 Memoriesrealizou uma estimativa. Lembrando que a fotografia tem menos de 200 anos de idade, a pesquisa toma como base a invenção da primeira câmera que chegou ao público, a Kodak Brownie, em 1901 e teve sua Era de Ouro no Século XX. Segundo os números revelados pela página, mais de 85 bilhões de fotos físicas foram tiradas em formato analógico no ano 2000 – uma média de 2.500 por segundo.

No entanto, com a chegada do novo milênio, a tecnologia da câmera digital fez com que isso aumentasse ainda mais. Neste ano, a estimativa é de que 375 bilhões de fotossejam clicadas – isso levando em conta que em média uma pessoa tire 150 fotos por ano. O crescimento é anual e a expectativa é de que se transforme em uma bola de neve.

Com tanta tecnologia presente no dia a dia, tirar fotos ficou cada vez mais fácil e a possibilidade de registrar quase todos os momentos – sejam eles especiais ou até mesmo os mais banais – encanta boa parte da sociedade, que vê na fotografia uma maneira de compartilhar seu dia a dia com as pessoas com quem se relaciona.

Facebook já armazena 70 bilhões de imagens

Ainda de acordo com a pesquisa, seria plausível que 70 bilhões destas seriam enviadas para o Facebook, que armazenaria cerca de 20% de todas as fotografias feitas em 2011. Curiosamente, a rede social já tem incríveis 140 bilhões de fotos armazenadas, quase dez mil vezes mais do que na Livraria do Congresso Americano.

Segundo o 1000 Memories, mais de 3,5 trilhões de fotos já foram clicadas até hoje. O método mudou, mas o número não para de crescer e a internet tem grande responsabilidade nisso, por facilitar o compartilhamento e a hospedagem destas imagens.

Outro dado curioso: atualmente, a cada dois minutos, a sociedade tira mais fotos do que toda a humanidade tirou em todo o Século XIX. De fato, 10% de todas as fotos tiradas na história foram feitas no último ano. Impressionante, não?

Fonte: Globo.com / 1000 Memories.com

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: