As vantagens de anunciar na internet

Por  |  16/10/2012  |  5 comentários »

Quando analiso os números da internet no Brasil e no mundo uma pergunta vem a mente. Porque muitos empresários brasileiros ainda não investem ou investem pouco em internet?

No Brasil a penetração da internet já atingiu 43%, segundo IBOBE, já somos 82 milhões de usuários acima de 16 anos. Se compararmos com outros países que a internet também tem um nível de penetração maior que 40% da população, o Brasil ainda está bem atrás em investimento de mídia em internet. Pra se ter uma ideia, em junho de 2012 o investimento em internet no Brasil chegou a pouco menos de 12% e passou o de jornal, mas ainda é pouco.

Eu vejo que um motivo para isso talvez seja a falta de conhecimento. O empresário acompanha constantes notícias falando sobre crescimento da internet e do comércio eletrônico, mas ainda assim tem uma resistência de investir nessa mídia, porque as mídias convencionais ainda funcionam e não experimentaram ainda o marketing digital, ou experimentaram e tiveram uma experiência ruim com uma agência despreparada.

Bom, mas vamos ver algumas das vantagens de anunciar na internet.

Segmentação

Mesmo para uma campanha de Branding, a segmentação é sinônimo de economia no orçamento de marketing, as possibilidades de segmentação na internet são inúmeras.

Viralização

As redes sócias já se tornaram parte da vida de mais de 80% dos usuários de internet e todo o conteúdo que interessa esse público, pode ser compartilhado, é o famoso boca a boca, mas agora turbinado pela tecnologia, que pode fazer do dia pra noite uma pessoa ou marca famosa.

Rapidez e dinamismo

Outro fator importante é o controle das campanhas na internet que estão a um click do mouse, você pode iniciar ou interromper seus anúncios com muito mais rapidez que outras mídias.

Custo acessíveis

Qualquer empresa pode anunciar online, existem modalidades de anúncios que você paga por click ou visualização, então você pode começar com um orçamento muito baixo, por exemplo, R$ 1,00 por dia. Geralmente também é mais barato que outras mídias quando comparamos o “ROI”.

Mensuração de Resultados

Talvez o maior das vantagens da internet é a possibilidade de se medir quase tudo, isso dá ao empresário a possibilidade de tomar decisões com mais segurança sobre o que e onde investir seus recursos. Além de possibilitar um melhor entendimento do mercado e talvez descobrir novos potenciais clientes e demanda de produtos.
Sendo assim o mínimo que o empresário deve ter em mente, é olhar essa mídia com mais atenção, pois ele pode estar perdendo muito dinheiro, com mídias que o “ROI” não é bom, ou mesmo sem saber qual o é esse retorno.

5 comentários:

  • Classificados em 10/12/2012:

    Valiosas dicas sobre publicidade na internet

  • Natan Vinicius Ribeiro em 13/12/2012:

    Olá senhor Luis Mosko.
    Gostei muito do seu artigo sobre vantagens de anúncios na internet.
    Gostaria de saber mais sobre o assunto. Poderia enviar para meu email mais de suas opniões sobre o marketing digital.

    Atenciosamente
    Natan Vinicius.

  • Luis Mosko em 14/12/2012:

    Beleza Natan,
    Acompanhe nosso blog que sempre que possível postamos artigos.

    Um Abraço

  • A importância do mobile para sua empresa | Empresas com Sucesso em 27/07/2014:

    […] Por Luis Mosko  |  16/10/2012  |  3 comentários » […]

  • Código de autorregulamentação de e-mail marketing | Empresas com Sucesso em 27/07/2014:

    […] As vantagens de anunciar na internet […]

Deixe seu comentário: