Startup Casa à Porter prepara Pivô com nova abordagem de mercado

Por  |  23/10/2012  |  Comente »

Em julho deste ano a Startup Casa à porter, que é encubada na Mais Empresas, participou do Pitch digital realizado pelo grupo StartupMS em parceria com o SEBRAE. Não foi a startup ganhadora do prêmio, mas o projeto recebeu feedbacks valiosos para sua continuidade no mercado, lições mais importantes até que a soma em dinheiro oferecida ao ganhador.

O modelo apresentado na ocasião visava tracionar os acessos do site aumentando exponencialmente a quantidade de produtos e com isso melhorando continuamente seu posicionamento orgânico no Google. O objetivo final seria gerar receita vendendo destaques nos catálogos e banners para lojas virtuais.

Um dos feedbacks recebidos veio do Yuri Gitahi, fundador da Aceleradora. Ele mostrou que a estratégia de tentar aprimorar o modelo de negócios para que fique interessante tanto para o internauta quanto para o cliente que irá anunciar é muito difícil de ser validada, pois ao focar nas necessidades do internauta o negócio não gera receita e não valida o quanto de valor irá agregar ao cliente. Em contrapartida o cliente não verá valor em um site com poucos acessos. Outro apontamento feito na ocasião, complementar ao anterior, chamou a atenção para a falta de viabilidade financeira do projeto, uma vez que o cliente gerador de recita praticamente não estava no modelo negócio inicial e não havia previsão de quando e como ele entraria no futuro.

O time desde então vem se reunindo e estudando maneiras de absorver estes aprendizados e transformá-los em ações práticas na startup, para que ela ganhe um formato mais viável. A primeira mudança foi no segmento, quando se passou a prospectar lojas físicas de Campo Grande. O produto oferecido também mudou, passou a ser de publicidade no site. Esta estratégia não foi bem recebida pelo mercado, pois o problema de geração de valor ainda não estava resolvido, ou seja, um banner em um site pouco acessado não resolvia qualquer problema ao lojista.

A oferta de geração de Leads para o cliente foi a maneira encontrada para resolver este problema, passando a ser e este o novo pivô da Startup Casa à Porter. Ao comprar um dos pacotes do site o lojista tem direito ao banner, uma página com número fixo de produtos, um formulário de contato e informações básicas como telefone, endereço e mapas. Para garantir que o cliente tenha resultado, 50% do valor investido no pacote é aplicado em campanhas de AdWords que apontam o internauta direto para a página do anunciante.

Desta forma a startup não tem mais a necessidade de ter milhares de produtos nem um excelente posicionamento orgânico para tracionar acessos. Os próprios clientes financiam as campanhas e trazem os internautas. Os resultados ficam garantidos e são apresentados com toda transparência para o anunciante ao final da campanha, onde ele verá os a impactação da sua marca, cliques nos produtos, contatos enviados e até mesmo visualizações do endereço, mapa e telefone.

Agora é validar novamente, seguir aprendendo e aprimorando até a definição do melhor plano para o negócio.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: