Startup para captar bons seguidores no Twitter

Por  |  24/10/2012  |  Comente »

A ideia do Siga-me os bons surgiu do departamento de Marketing Digital da Mais Empresas, quando o time que administra e faz campanhas de marketing através das redes sociais sentiu a necessidade de captar seguidores para as contas de Twitter dos seus clientes.

Ao procurar serviços para aumentar os seguidores no Twitter foi observado que a maioria das ferramentas disponíveis, até mesmo as pagas, não tem muita eficácia.  Isso por que elas trabalham em um sistema de troca de clientes, ou seja, as ferramentas te “dão” milhares de seguidores rapidamente, mas são todos clientes do sistema em questão. Em contra partida a conta de Twitter que contratou o serviço passa a ser moeda de troca, ou seja, seguirá automaticamente milhares de outras contas desconhecidas. Desta forma o objetivo almejado pelo time de Marketing digital não é alcançado, que é o de gerar resultados reais através do uso inteligente da internet e mídias sociais. As poucas ferramentas que possibilitavam prospectar clientes reais eram trabalhosas e exigiam acompanhamento constante.

O time de produção da Mais Empresas começou então a desenvolver um MVP (Mínimo produto viável), em Ruby on Rails. Sem interface e somente com os recursos básicos nasceu o Siga-me os bons. Uma ferramenta simples e inovadora, onde uma campanha de captação de seguidores é iniciada somente com a escolha de prospectos, que são de onde queremos captar seguidores. Ex. Se o cliente quiser seguidores interessados em música pode prospectar Twitters como o @MTVBrasil, @RollingStonesBR ou @CifraClub. Feito isso o programa começa a seguir um por um os seguidores destas contas prospectadas. Assim, as pessoas que gostarem do conteúdo do cliente irão seguir de volta, por livre e espontânea vontade. Para que o cliente não fique seguindo milhares de pessoas, o Siga-me os bons também vai deixando de seguir as contas inativas e irrelevantes. Com isso ele acelera o processo natural de aquisição de bons seguidores sem precisar horas de setup ou administração manual, é tudo automatizado.

Este aplicativo ficou em fase de testes nas contas de pessoas do próprio time de desenvolvimento, duas delas foram os twitters dos irmãos @geBender e @pabloBender, que conseguiram aproximadamente 1.500 seguidores cada em menos 90 dias. Realmente é um processo mais lento que dos concorrentes, mas o grande diferencial é a qualidade. Os seguidores captados nos experimentos são de fato pessoas ligadas aos assuntos propostos e hoje contribuem divulgando as mensagens destas contas, dando vários RTs, respondendo e interagindo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tUvJ-hroDto

Agora a Startup começa a entrar na fase pública, com o lançamento da Landing Page já com o formulário de cadastro de campanha. Decidiu-se oferecer os 100 primeiros seguidores gratuitamente, para poder captar clientes reais, interagir com eles e decidir os próximos passos do projeto, como estratégias virais, precificação, aprimorar o segmento a ser trabalhado e as estratégias de mercado.

Quem quiser conhecer, só acessar o site: www.sigameosbons.com, assistir o vídeo institucional e até mesmo iniciar uma campanha grátis.

Também está sendo feita uma pesquisa qualitativa, para entender melhor os anseios dos clientes. Contribua com o amadurecimento do projeto respondendo o questionário, é rápido e simples. Clique aqui.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: