Empreendedor online: Entenda as responsabilidades

Por Mais Empresas  |  03/05/2013  |  Comente »

Montar uma loja e se tornar um empreendedor online, é uma ideia muito atrativa, devido às inúmeras vantagens que são oferecidas. Mas para desfrutar dessas vantagens o empreendedor online precisa estar ciente das suas responsabilidades, que são essenciais para o sucesso, não apenas no inicio, mas por toda a vida comercial deste empreendimento.

O E-commerce é um caminho mais simples para quem quer ser dono do seu próprio negócio, já que a burocracia neste caso é menor que as exigidas para lojas físicas, mas se ilude quem acredita que será isento do investimento e da administração.

As responsabilidades são inúmeras, mas não se compara a uma loja física, onde as dificuldades são consideravelmente maiores, e o retorno pode ser proporcional ou menor.
Saiba as responsabilidades das quais você precisa estar disposto a assumir ao se tornar um empreendedor online e montar e-commerce:

Responsabilidades no desenvolvimento

 

A fase inicial para o desenvolvimento de um E-commerce é o planejamento, antes de procurar uma empresa de desenvolvimento, realize pesquisas, saiba tudo o que puder sobre o produto e o espaço que ele ocupa no mercado.

O E-commerce exige conhecimento administrativo, como qualquer outra empresa, para quem não possui qualificação a melhor opção é contratar ou se associar com um profissional, caso não possua recursos ou estrutura para uma das opções, comece a estudar e chegar o mais próximo que puder de ser um administrador.

É extremamente importante saber da necessidade de alimentação, administração e comunicação que a empresa terá. Disponibilizar um ou mais profissionais para realizar estas tarefas em seu planejamento pode evitar futuros constrangimentos.

Ao procurar uma empresa de desenvolvimento , alguns pontos precisam ser definidos para escolher a plataforma de E-commerce que melhor irá lhe atender.

Sistema de pagamento:

Caso ainda não tenha pensado ou não tenha preferência pelas formas de pagamento, saiba que este é um dos pontos essenciais para a escolha da plataforma.

Algumas delas possuem disponibilidade apenas para os gateways de pagamento, como o Pag Seguro, com eles na hora do pagamento é feito o redirecionamento para página do gateway que assume todas as responsabilidades e riscos da compra e é cobrada uma pequena taxa por transição realizada.

Algumas plataformas fazem a integração com o sistema de pagamento bancário ou de cartões, a vantagem é que não é realizado nenhum redirecionamento, o pagamento é feito pelo próprio site e a desvantagem é que existe a necessidade de contratar uma empresa para assumir os riscos da compra.

Domínio:

O registro do domínio (endereço do site) pode ser realizado pela própria empresa que irá desenvolver o site, apenas se responsabilize de escolher o nome da loja , se possível escolha varias opções, pode ser que o nome escolhido já tenha sido registrado, por isso é importante ter a segunda opção.

Se quiser se assegurar que o nome escolhido lhe pertence, o procedimento pode ser realizado com antecedência pelo site: https://registro.br/
Para o registro do domínio é realizado um pequeno investimento uma vez ao ano.

Responsabilidades mensais

 

As responsabilidades mensais se baseiam em manter a pagina atualizada com conteúdo relevante, produtos que correspondam ao estoque e a revisão de todo procedimento que foi realizado diariamente durante o mês.

Neste item é preciso além de revisar e analisar todos os pontos citados a cima, se manter ciente das responsabilidades financeiras, são elas: custos de hospedagem, manutenção e suporte, os valores variam de acordo com a empresa contratada e a demanda do site.

Responsabilidades na divulgação

 

 A divulgação de um E-commerce deve estar inclusa no planejamento inicial de um empreendedor online. Ninguém saberá da existência da loja a menos que ela seja divulgada e não basta divulgar apenas para os amigos, parentes e conhecidos, é necessário divulgar para o publico alvo, para os clientes que possuem potencial de compra do produto oferecido.

Existem varias técnicas e ferramentas para realizar esta divulgação, o ideal é procurar uma empresa especializada em Marketing Digital, que irá realizar um planejamento, estudar a concorrência e o publico a ser atingido, para especificar a melhor estratégia para atingir resultados.

  •  A divulgação pode ser feita através de anúncios em sites de busca como o Google, otimização do site para busca orgânica, disparos de E-mail Marketing, gestão de mídias sociais e mais uma série de técnicas que pode manter seu site bem posicionado no mercado online.
  •  O custo varia de acordo com a estratégia, quanto mais investimento, maior a divulgação e maior ainda o retorno da mesma maneira funciona inversamente proporcional quanto menos se investe na divulgação menos resultados são atingidos, a divulgação é o vendedor que não foi contratado, mas no planejamento ele não deve ser dispensado e sim substituído pela venda indireta.
  •  A maior vantagem da divulgação online, é que todo investimento pode ser mensurado. Caso o trabalho seja realizado por uma empresa profissional, a responsabilidade do empreendedor online neste item, além de se conscientizar da importância do investimento é necessário passar todas as informações e conteúdo na reunião de briefing e se manter aberto para esclarecer as duvidas sobre a empresa no caso das mídias sociais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: