A crescente importância de apps para celular

Por Mais Empresas  |  25/07/2016  |  Comente »
(fonte: www.pixabay.com)

(fonte: www.pixabay.com)

Todo mundo sabe que o uso de celular no Brasil só cresce. Na verdade, temos por volta de 1,3 celulares por pessoa e somos a quinta maior base de smartphones de todo o mundo. Além disso, a estimativa é que até o ano de 2017, quase 1 bilhão de pessoas acessarão à internet apenas através de seus dispositivos móveis. Some a este número as pessoas que usam desktop também, e terá um número imenso de usuários de internet pelo celular ou tablet.

Mas a questão é: será que um site que possa ser visto por plataforma mobile é o suficiente? Qual é a melhor opção? Um site flexível ou app? A resposta é: depende.

Ultimamente, a web é mais usada para pesquisa de conteúdo e informação. Então, se seu negócio é informação, continue com a web. Agora, se você presta serviços, como táxi, ou delivery de comida, um app é extremamente necessário.

Motivos:

Facilidade de navegação para o usuário: apps são feitos justamente para facilitar a vida do usuário na hora da compra. É prático e, com o aplicativo no celular, fica mais fácil para o consumidor se lembrar dos serviços que você oferece, dando assim menos espaço para a concorrência. Além disso, eles são mais rápidos, já que estão integrados ao sistema, funcionando mais eficientemente. De acordo com uma pesquisa americana, os usuários de smartphones usam seis vezes mais os aplicativos do que browser, e na sua maioria, porque a navegação no app é mais agradável.

Acesso aos dispositivos do celular: com um aplicativo, você pode utilizar o GPS e a câmera do usuário para facilitar a vida de ambas as partes, enquanto essa opção não é possível no site. Para os casos de serviços mencionados anteriormente, isso é extremamente prático.

Notificações via push: notificações via push ajudam os usuários a se lembrarem dos aplicativos, e utilizá-los com mais frequência. É algo que poucas pessoas pensam, mas foi constatado que depois de 1 mês de instalação, os aplicativos que utilizam push corretamente retêm 93% a mais de usuários do que os que não utilizam as notificações. É uma forma de manter contato direto com o cliente, sem depender de terceiros, como browsers ou email.

Resumindo:

Os aplicativos facilitam a vida dos consumidores e das empresas que prestam serviços. Ter a facilidade de comprar ou vender sem ter que abrir o browser do celular, tendo uma navegação mais fácil e mais responsiva ao toque é um grande diferencial. Logo, um app é extremamente importante. Porém, precisamos considerar que o ideal é estar em todas as plataformas, cobrindo todos os tipos de consumidores, incluindo os que ainda não gostam de utilizar o cartão de crédito no celular, por exemplo. Flexibilidade, junto com inovação, são as chaves de um negócio de sucesso.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: