O QUE É CONTROLE DE ESTOQUE

Por Mais Empresas  |  27/07/2016  |  Comente »

(fonte: www.pixabay.com)

O controle de estoque ou gestão de estoque é um setor muito importante para as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. É através desta área que se torna possível prever o quanto deverá ser comprado, como está o giro das mercadorias da empresa e o quanto de receita estes recursos podem gerar.

A principal função do controle de estoque é dar à empresa a capacidade de prever e orientar sobre quais os melhores investimentos a serem feitos em recursos e produtos, aumentando a eficiência de entradas e saídas de mercadorias da empresa, de tal forma que seja possível gerar mais receita sem aumentar o custo de forma exacerbada.

Como o processo de controlar e gerenciar o estoque pode ser muito complexo, atualmente o controle de estoque está bastante vinculado à utilização de softwares e planilhas. Sistemas conhecidos como Programas de Controle de Estoque (PCE) e Sistema Integrado de Gestão (SIG) são bastante comuns nas empresas, além, é claro, do Microsoft Excel.

Existem vários softwares disponíveis no mercado atualmente, tanto gratuitos quanto pagos. Para determinar a melhor escolha, é importante avaliar o tamanho da empresa e do estoque da mesma. Além disso, muitos programas dispõem de gerenciamento também de outras áreas, como por exemplo financeiro, processamento de vendas e faturamento geral da empresa. São informações importantes, pois quanto mais integrado um sistema for, melhor sua usabilidade e também menor a chance de distorções;

Se você achou essas informações interessantes e gostaria de entrar neste mercado de trabalho, é interessante começar trabalhando com setores diretamente ligados à controle de produtos e mercadorias, ou mesmo no setor financeiro. Áreas como almoxarifado, cobrança, e reposição de produtos podem ser uma porta de entrada.

Agora, se você está pensando em ter ou deseja abrir uma empresa, é importante saber que, principalmente no início da operação, a gestão de estoque deve ser controlada com obsessão. Mercadoria em estoque é dinheiro, e ter produtos parados significa dinheiro parado que poderia estar sendo investido. Um controle de estoque exercido com excelência, principalmente no começo, pode ser decisivo para a sobrevivência da empresa.

Se você ainda tem atividades envolvidas com produção, um gerenciamento eficiente do seu estoque se torna ainda mais crucial. Afinal, todos os itens devem estar disponíveis ou a demanda poderá não ser atendida – a falta de produtos pode, inclusive, fazer com que a empresa perca vendas.

A função de balancear a eficiência x disponibilidade dos produtos pode parecer bastante complexa, mas novamente frisamos a importância de, por isso, ter um sistema que atenda suas necessidades.

É de fundamental importância que esse sistema suporte a adoção de um controle de estoques que apresente 100% de confiança quanto aos seguintes aspectos:

  • Registros das aquisições e produção de bens integrantes do estoque;
  • Registros de saídas por vendas, transferências ou aplicação na produção;
  • Permitir apurar os custos de produtos;
  • Controle analítico da composição do saldo contábil;

Além disso, um controle de estoque eficiente permite que mais capital esteja rodando dentro da empresa, gerando maiores oportunidades de investimento – tanto em outras áreas, como em investimentos puramente financeiros.

E aí, curtiu nosso artigo?

Gostaria de saber mais sobre como aumentar a sua receita? Confira um artigo com 22 técnicas de venda infalíveis.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: