Como a empresa pode contribuir com a motivação no trabalho

Por Mais Empresas  |  08/10/2016  |  Comente »

É muito comum que, com determinado tempo de carreira, os funcionários apresentem falta de motivação no trabalho que realizam diariamente.

Os sintomas prejudicam a vida profissional e pessoal do colaborador, mas também prejudica muito a empresa. A sensação de falta de motivos para cumprir suas obrigações no ambiente de trabalho gera improdutividade, o desvio de conduta, a falta de ética e o não comprometimento presente nas entrelinhas, boicotando os dois lados até que seja necessário acontecer o desligamento pela parte que se sentir mais prejudicada.

A desmotivação é uma soma de vários fatores que têm a contribuição tanto da empresa quanto do colaborador e, é preciso que os dois caminhem em busca do mesmo objetivo para não chegar ao extremo.

O que a empresa pode fazer para manter a motivação no trabalho?

Gestão x motivação

Alinhe as expectativas:

A empresa não corresponder a grande expectativa que o colaborador cria normalmente é a principal causa da falta de motivação no trabalho.

Por este motivo, assim como em todas as áreas da vida, é muito importante alinhar as expectativas, entender quais são os planos e sonhos de cada membro, e se a organização pode oferecer esse espaço. Se não for possível vale a pena deixar claro o que a empresa pode oferecer e quais são as vantagens que o colaborador terá a longo prazo.

Deixar claro o que se espera: se a meta é alta, o desafie e deixe claro o reconhecimento da empresa quando ela for batida.

 Mantenha um bom relacionamento no dia a dia

Transparência, feedbacks claros em relação a evolução e ao quanto ainda precisa ser melhorado são essenciais para o crescimento de um profissional. 

Aqui entra um quesito muito importante por ambas as partes: a flexibilidade. Quando é necessário ajustar os pontos para chegar ao objetivo final é necessária muita conversa, e muitas vezes, é a organização que vai ceder; outras vezes, são os colaboradores. Coisas que só podem ser resolvidas no dia a dia e carece da compreensão de ambas as partes.

 Invista na carreira dos funcionários, como forma de reconhecimento

Investir na carreira pode ser não somente um ponto positivo para a evolução profissional do colaborador, mas também uma grande forma de motivá-lo a ser melhor e se dedicar cada vez mais para o crescimento da empresa como um todo e não apenas para o seu próprio crescimento.

Uma organização que busca a excelência sempre preza por ter os melhores em sua equipe, mas acontece que muitas vezes os melhores serão formados por ela. Em várias situações os gestores, serão mentores e espelhos para o crescimento dos membros de suas equipes.

Quando se trata do crescimento da empresa, é necessário nomear novos gestores para cuidar das novas áreas e organizações necessárias. Muitas vezes não existem gestores capacitados e eles precisam ser formados pela empresa. Nesse momento é sempre válido optar por alguém que conhece os processos, se encaixa no perfil esperado e está aguardando uma promoção.

Mas sabe-se que atuar na gestão de uma organização exige certo nível de conhecimento e experiência, por isso um profissional que está aguardando promoção e ainda não passou por essa experiência precisa se qualificar. Nesse caso, a empresa pode investir em um MBA, a fim de formar o seu profissional ideal, conciliando qualificação e experiência.

 Troque conhecimentos

Outro método para formar bons e fiéis profissionais é trocando conhecimento, entre os mais experientes e os mais novos dentro da organização.Promover workshops, brainstorming e treinamento de áreas que são complementares às da equipe ou até mesmo uma conversa informal em uma cafeteria, contam muito tanto para o aprendizado, quanto para o relacionamento.

Todos esses pontos são considerados por empresas que fazem sucesso, e devem ser considerados pelas que pretendem fazer. Qual é a opção que mais se encaixa para a sua organização no momento?

(Guest Post) Autora: Ariane Crystiann, Publicitária, especialista em SEO, cada vez mais apaixonada por organização e gestão. Nas horas vagas escreve no blog: Depois do altar.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: