Entenda como a iluminação comercial ajuda a atrair clientes

Por Mais Empresas  |  27/09/2017  |  Comente »

Você sabe como utilizar das luzes para atrair clientes para os produtos certos da sua loja? Vamos falar de exemplos de lâmpadas e layouts para garantir melhor visibilidade para os produtos. A luminosidade interfere nos resultados das vendas do seu negócio, o sistema de iluminação deve proporcionar conforto visual, evitando distorção nas cores e valorizando o ambiente e os produtos expostos.

 

Elaborar um bom projeto é essencial para deixar o ambiente do seu estabelecimento comercial acolhedor e destacar o que há de melhor em produtos. A luz transmite emoções, cria atmosferas adequadas e facilita o caminho que o cliente deve percorrer. É possível também encaminhar e atrair a atenção a um ponto específico, no qual você queira evidenciar.

 

Veja nove dicas para utilizar bem a luz no seu comércio:

1) Evite muito brilho e altos níveis de contraste. As lojas devem ter tanto luz difusa quanto luz dirigida, além de iluminação geral funcional. Com isso, evite utilizar somente lâmpadas frias, pois elas não conseguirão valorizar os seus produtos. E tampouco encha a sua loja com lâmpadas quentes, pois quando usadas em excesso, elas tornam o lugar abafado e desconfortável aos olhos. O equilíbrio é o segredo!

2) Cores transmitem emoções e influenciam a aceitação de um espaço: Cores quentes fazem o ambiente parecer menor e aconchegante. O cliente tende a se sentir seguro e protegido. As mais claras criam a sensação de bem-estar, sendo adequada para iluminação geral.

 

3) Diferentes temperaturas de cor devem ser usadas de maneira consciente e equilibrada na iluminação geral e vertical. O interessante é sempre que possível combinar adequadamente luz fluorescente e incandescente, atingindo uma boa reprodução de cor.

 

4) Há diferenças de percepção em função do sexo, idade e perfil dos consumidores. Identifique o comportamento do público alvo para atender suas necessidades e expectativas.

 

5) As vitrines deixaram há muito tempo de ser uma mera exposição dos produtos de uma loja, a comunicação visual é de suma importância para o lojista e vai além da vitrine. Pesquisas apontam que 70% das compras são feitas pela vitrine.  Não é necessário abusar do brilho. Uma iluminação sutil deve ser o suficiente para atrair a atenção do comprador.

 

6) As prateleiras mais baixas passam despercebidas, por isso, especial atenção a elas! Prateleiras com iluminação integrada são recomendáveis em todos os níveis.

 

7) Dê atenção especial ao direcionamento da luz nas prateleiras.

 

8) Em época de economia, é importante destacar que as lâmpadas compactas acabam economizando 80% de energia em relação as tradicionais incandescentes, além de vida útil até 10.000 horas. 

 

Tenha um objetivo e planeje sua iluminação Comercial

 

A iluminação interfere na identidade do negócio, contribuindo ou atrapalhando para alcançar a missão e metas estabelecidas pelo empreendedor para sua empresa. A escolha do esquema de iluminação deve ser feita de acordo com a sua identidade, além de ter como objetivo criar uma atmosfera que agrade o público. Isso torna um fator de diferenciação em relação a concorrência, já que a loja ganha destaque. Saiba de que forma a iluminação pode agregar valor à sua marca:

 

  • Sofisticação: a sombra é muito importante para definir a atmosfera do local. Quanto maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados, maior será a impressão de sofisticação do local. Esse tipo de iluminação é indicado para bares, lojas e restaurantes de alto poder aquisitivo.

 

  • Simplicidade e acessibilidade: os ambientes mais claros e com luminosidade uniformes transmitem a impressão de simplicidade, acessibilidade e agilidade. Ideal para negócios que atendem a um público com perfil popular.

 

  • Eficiência e produtividade: A uniformidade da iluminação também é uma boa escolha para locais onde é preciso ter produtividade. É o caso de caixas, provadores de lojas, cozinhas de restaurantes, academias de ginástica e escritórios.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: