O que são Parklets e como usar para atrair mais clientes?

Por Mais Empresas  |  03/05/2018  |  Comente »

Mini praças pode conceituar os Parklets em um formato bem abrangente e fácil de ser entendido. Eles qualificam o espaço de uma ou duas vagas de carro em vias públicas. Você provavelmente já viu ou visitou um!

OS OBJETIVOS DOS PARKLETS

O objetivo principal do Parklet é qualificar o uso do solo das cidades e gerar interação social, promovendo um espaço de lazer para qualquer pessoa que esteja transitando nas ruas, podendo ser utilizado para uma pequena pausa, para uma boa leitura, um momento com amigos e familiares, um período de descanso, entre outras atividades,  além de colaborar com a cidade, proporcionando áreas verdes e mais qualidade de vida.

Ele pode ter bancos, mesas, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular, Wi-fi, bancadas, totens de energia solar, plantas, guarda-copos, e muitos outros itens. O investidor que escolhe como será o seu Parklet (dentro da legislação), e quais os objetos que irão compor o mesmo. O Parklet também representa a não prioridade dos automóveis nas cidades, pelo contrário, alguns espaços nas ruas para estacionar se transformam em um lugar de experiencias,  e uma pausa aos usuários e ciclistas.

Esses mobiliários urbanos instalados em áreas públicas foram pensados para lugares, normalmente estabelecimentos (padarias, restaurantes, bares, sorveterias, cafés, etc.), que tenham alta circulação de pessoas. Embora, qualquer pessoa, mantendo os requisitos legais, pode se interessar  e até mesmo tomar a iniciativa de investir em um Parklet, na frente da sua residência por exemplo.

Foi no ano de 2005, em São Francisco, nos EUA, a instalação do primeiro Parklet, com o objetivo de igualar o uso do solo. No Brasil, o primeiro Parklet foi instalado em 2013 em São Paulo- SP, porém, hoje o número de Parklets instalados está crescendo a cada dia e as pessoas estão reconhecendo cada vez mais a importância do mesmo.

Um Parklet pode ajudar muito no crescimento do estabelecimento que fez o investimento, afinal ele gera uma visibilidade enorme pelo numero de pessoas que ali transitarão ou que irão usufruir do mesmo.

Ele pode gerar um sentimento de comunidade nos moradores da região, proporcionar experiências e convivências entre as pessoas, e com certeza chama muito mais atenção do estabelecimento em si, causando um aumento significativo nas vendas. Já foi comprovado, em uma pesquisa realizada em Nova York, que há um aumento de 14% das vendas quando o restaurante, bar, café ou afins decidem ter um Parklet instalado.

LEGISLAÇÃO E INVESTIMENTOS

É importante ressaltar que os Parklets precisam estar sobre aprovação da Prefeitura Regional Local e seguir as regras de acessibilidade denominadas a cada cidade em especifico. Mesmo sendo um mobiliário urbano, quem faz o investimento total é o dono do estabelecimento ou quem quiser um Parklet instalado.

O documento que permite a instalação do parklet é denominado termo de cooperação, que tem validade de 03 anos, podendo ser renovado por mais três anos, a cada data de vencimento.

O custo total do investimento do parklet pode ser estimado entre R$ 25 mil e R$ 60 mil. Uma das formas de viabilizar o investimento é o apoio financeiro de patrocinadores, que em troca terão o logo das suas respectivas marcas na placa de cooperação dentro do parklet.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: