Descubra o impacto do recrutamento e seleção na sua empresa

Por Mais Empresas  |  06/08/2018  |  Comente »

O processo seletivo é o primeiro passo para construir uma rede de colaboradores eficiente em sua empresa, capaz de ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais. Por isso, aprimorar as práticas de recrutamento e seleção é uma forma de melhorar a qualidade dos seus processos internos e, consequentemente, conseguir candidatos mais qualificados.

A boa notícia é que agora você pode contar com a ajuda da tecnologia para isso!

Não é segredo que a automatização de processos é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano de empresas de setores variados. Isso porque a tecnologia ajuda as equipes a otimizarem o seu tempo, substituírem atividades manuais e encontrarem informações necessárias com mais facilidade.

Mas como isso se aplica ao recrutamento e seleção?

O grande impacto do recrutamento e seleção na sua empresa é justamente a qualidade dos profissionais contratados por você. Ao aprimorar o fluxo desse processo, você aumenta o nível dos candidatos e preenche as vagas em aberto com perfis adequados, competentes e que se encaixem na cultura da organização.

Existem softwares desenvolvidos unicamente para aprimorar a forma como são realizados os processos seletivos. Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de coletar dados dos candidatos interessados por meio de plataformas de cadastro de currículo e redes sociais corporativas, como o LinkedIn. A integração com esses sites ajuda a atrair mais profissionais de acordo com o perfil de cada vaga.

Além disso, é possível pular diversas etapas presenciais do processo seletivo. Você consegue criar testes de personalidade, simular situações comuns no ambiente corporativo e até mesmo solicitar respostas em vídeo, permitindo que você conheça os candidatos sem precisar sair da empresa e/ou marcar reuniões presenciais.

Isso é uma forma de otimizar o tempo de toda a sua equipe de recursos humanos e, do mesmo jeito, aumentar a quantidade de candidatos que podem ser entrevistados em um mesmo processo. Com a visão sistêmica proporcionada pela plataforma, você consegue acompanhar todas as seleções e realizar a análise qualitativa dos perfis escolhidos.

Outro grande impacto do software de recrutamento e seleção na sua empresa é a possibilidade de enviar feedbacks em larga escala. Afinal, é essencial que os candidatos também acompanhem todas as etapas do processo e não fiquem esperando uma resposta por muito tempo.

Porém, nem sempre temos tempo de ligar para dezenas de candidatos para atualizar a situação. A automatização desse processo permite que você envie e-mails com feedbacks negativos ou positivos para todos os envolvidos, garantindo que nenhum profissional ficará sem resposta e, ao mesmo tempo, a sua equipe não perderá muito tempo com ligações ou redigindo e-mails para cada um dos selecionados.

Por último, podemos citar a vantagem de manter uma base de dados atualizada para cada processo. Assim, por mais que um determinado profissional não se encaixe na vaga, você pode contar com o histórico do candidato armazenado no software para que ele posse ser designado para futuras vagas que sejam mais adequadas ao seu perfil.

Existem diversas plataformas que podem ser contratadas no mercado e tudo depende do seu orçamento, suas necessidades e os objetivos que deseja alcançar ao implantar o sistema na sua empresa. Por isso, é preciso ter a certeza de que você conta com analistas de recursos humanos capacitados para aproveitar todos os benefícios desse sistema.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira compartilhar um case de sucesso, deixe um comentário. E não se esqueça de compartilhar o artigo nas suas páginas em redes sociais para ajudar os seus colegas de profissão a aproveitarem o melhor da tecnologia para o recrutamento e seleção!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: