O que é automação comercial e como ela pode ajudar uma empresa?

Por Mais Empresas  |  27/08/2018  |  Comente »

O que é automação comercial e como ela pode ajudar uma empresa? Veja agora!

Embora os avanços da tecnologia tenham trazido alguns pontos negativos para sociedade, ainda assim ele apresenta inúmeros benefícios na sua utilização para o setor empresarial. Ainda mais, e se tratando da gestão de pequenas e médias empresas.  Dessa forma, a automação comercial com sua tecnologia em nuvem é fundamental para o bom desenvolvimento de um negócio.

Além disso, é muito comum as pessoas que possuem empreendimento, nem sequer entenderem realmente o que é automação. Assim, é essencial que você mudemos esse cenário em torno do conhecimento sobre a automação, para melhorarmos os resultados empresariais. Separamos nesse artigo informações sobre automação comercial e como ela pode te ajudar seu negócio. Confira!

O que você vai ver nesse artigo:

  • O que é automação comercial;
  • Quais são suas principais vantagens;
  • Como ela pode ajudar sua empresa e por onde começar;

O que é automação comercial?

Mas afinal, o que é automação comercial? Para começar é muito importante entendermos o que de fato o que é este conceito para podermos  mostrar como essa tecnologia ajudará seu negócio. Vamos lá, basicamente automação comercial se trata da substituição de trabalhos manuais para recursos tecnológicos otimizando os processos  comerciais que vão desde procedimentos operacionais de gestão de estoque e aquisições até a venda e geração de notas fiscais, com geração de informações financeiras que costumam demandar muito tempo.

Embora já estejamos em uma geração tecnologicamente avançada, com centenas de recursos que facilitam o dia a dia de um empreendimento, nem todo mundo o utiliza.

Então, ainda assim, você encontra por ai empresas que continuam fazendo anotações em blocos de notas e  planilhas acumulando pilhas e pilhas de papel e perdendo informações .

Porém, substituir os trabalhos manuais para os tecnológicos é um passo fundamental para se manter no mercado . Até porque, você precisará  aprender e se adaptar ao novo.

Suas principais vantagens

A utilização da automação comercial em um empreendimento traz resultados satisfatórios em curto prazo, deixando-a ainda mais seu otimizado com tarefas rotineiras e repetitivas. Porém, largar o velho papel e caneta ainda pode ser um desafio. Mas para que você possa perceber como isso te trará resultados, separamos as principais vantagens para você poupar tempo e dinheiro.

Diminuição de custos na empresa

A primeira vantagem na utilização da automação comercial é a diminuição de custos na empresa, no qual não podemos esquecer de citar. Isso acontece porque, quando você utiliza a tecnologia ao seu favor, ela oferece inúmeras formas dessa redução, veja como:

  • Redução na mão de obra, pois o trabalho manual poderá ser substituído por software totalmente independentes para execução dos principais processos de gestão;
  • Redução de desperdício, já que com a utilização da tecnologia é possível analisar melhor a compra e venda de materiais, assim diminuindo o desperdício;
  • Redução de materiais, aqueles papéis acumulados, podem ser todos substituídos.

Otimização de tempo

Não tem como negar que a automação otimiza de forma drástica o tempo de execução de uma atividade rotineira . Assim sendo uma excelente opção para empresas manter organizada a gestão do tempo. Já que com essa otimização, é possível produzir mais e automaticamente aumentar a lucratividade.

Sustentabilidade

Muito se tem discutido sobre a sustentabilidade dentro do âmbito de uma empresa. Já que cada vez mais cresce a conscientização sobre a utilização dos recursos naturais procurando alternativas para a diminuição na produção de resíduos.

À vista dessa situação, utilizar a tecnologia na empresa é uma excelente forma de ter um ambiente mais sustentável. Já que vários tipos de materiais – como o papel por exemplo- poderão ser substituídos.

Por onde começar

Nas vantagens citadas é impossível não reparar como a automação comercial pode ser um diferencial  no andamento dos principais setores do seu negócio, com as seguintes funcionalidades:

  • Integração de setores
  • Utilização em nuvem;
  • Otimização no controle de estoque;
  • Aumento da produtividade;
  • Automatização da gestão de pessoas;
  • controle de vendas.

Dessa forma, se você ainda não utiliza a automação comercial ao seu favor é importante que comece a levar em consideração. Para que assim, você tenha excelentes resultados na sua empresa.

Para começar a fazer essa mudança comece adotando um Sistema ERP Online.  Assim você irá conseguir controlar seu setor de vendas, estoque, financeiro mantendo tudo em dia e em um só lugar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: