Você sabe o que é contabilidade digital?

Por Mais Empresas  |  12/03/2019  |  Comente »

Se você atua como contador, administra um escritório contábil ou é gestor de uma empresa que utiliza serviços de contabilidade externos, certamente tem ouvido falar bastante sobre “Contabilidade Digital”. Embora o termo não seja novo e esteja circulando nas redes pelo menos desde 2015, o fato é que tem ganho cada vez mais destaque nos sites especializados em gestão.

E não é para menos! Ao integrar os recursos de conectividade oferecidos pela Internet à experiência e olhar humano que apenas os contadores atuantes no ramo podem oferecer, a Contabilidade Digital promete maior eficiência e agilidade no atendimento às empresas e já é considerada como um novo horizonte para as práticas contábeis.

Mas, afinal, o que é essa “Contabilidade Digital”?

Pense nas rotinas internas do seu escritório de contabilidade: todo mês é preciso garantir que o cliente se lembre de encaminhar a documentação completa e correta para a realização do fechamento e geração das guias correspondentes. Além do alto volume de trabalho nesse período, ainda é preciso lidar com os esquecimentos e atrasos por parte do cliente.

Na prática, isso significa que a sua equipe perde um tempo precioso em telefonemas e e-mails para relembrar a empresa-cliente da necessidade de enviar os dados, para solicitar alterações no formato dos documentos e até correções nos valores lançados.

E é exatamente para resolver esse tipo de situação que a Contabilidade Digital surgiu.

A Contabilidade Digital utiliza a internet como ferramenta de conexão entre o seu escritório e a empresa-cliente, a fim de agilizar e facilitar o trabalho da sua equipe contábil. Vale enfatizar que a migração para um suporte digital acompanha as tendências do mercado e a evolução das próprias empresas clientes, buscando oferecer um serviço contábil ainda mais competitivo, que se destaque pela qualidade, precisão e rapidez do atendimento.

Em hipótese alguma a Contabilidade Digital pretende ser uma substituta da figura do contador: pelo contrário, ao automatizar rotinas e facilitar a comunicação do escritório com os clientes, a contabilidade digital abre caminho para que você, contador, possa se dedicar a pôr em prática todos os conhecimentos e experiência adquiridos – como muito mais tempo!

Quais as vantagens da Contabilidade Digital?

Na comparação com os serviços de contabilidade tradicional, a contabilidade 2.0 oferece vantagens em três áreas principais.

A primeira delas é a Integração Contábil ou a conexão direta do seu escritório com o sistema de gestão ERP online da sua empresa cliente. Na prática, essa integração entre o seu sistema contábil e o software do seu cliente se traduz em menos tempo perdido à caça de dados e documentos necessários para realizar o fechamento do mês e a geração de guias.

Afinal, através da integração contábil, com um par de cliques você, contador, poderá ter acesso aos dados necessários diretamente no sistema da empresa cliente, exportando o que for necessário para o seu sistema contábil.

Os ganhos em tempo e produtividade da sua equipe podem ser reinvestidos na conquista de novos clientes ou no oferecimento de uma nova gama de serviços, como suporte consultivo. Trata-se de otimizar o seu escritório de contabilidade, fazendo mais com menos.

Já a segunda vantagem da Contabilidade Digital está na otimização da própria organização interna do seu escritório.

Redução de papel graças à Nuvem, emissão de documentos com certificação digital e melhor comunicação interna são só algumas das melhorias que a Contabilidade Digital pode trazer para o seu escritório.

Por fim, a terceira grande vantagem da Contabilidade Digital é a facilidade de comunicação com o cliente. O oferecimento de suporte multimeios – via Whatsapp, Skype ou Hangouts, por exemplo – representa um ganho importante de tempo para a sua equipe, ao evitar o deslocamento até o cliente, além de permitir que o cliente receba sempre uma resposta muito mais rapidamente.

Quer migrar para a Contabilidade Digital? Saiba por onde começar:

Escolher os softwares que vão acompanhar o seu escritório de contabilidade nesse processo é o primeiro passo. Garantir um bom software contábil é tão importante quanto assegurar que ele será compatível com os ERPs utilizados pelos principais clientes do seu escritório.

Para isso, vale pesquisar os fornecedores disponíveis a fundo, contrastando os serviços oferecidos aos depoimentos de usuários na rede.

Afinal, também nesse processo a Internet está aí para ajudar! 😉

Agora que você já conhece as vantagens da contabilidade digital, que tal conhecer a ferramenta de Integração Contábil do GestãoClick? Experimente gratuitamente aqui!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: