Letra de câmbio: o que é e como investir

Por Mais Empresas  |  29/03/2019  |  Comente »

Letra de câmbio está dentre as modalidades de investimento de renda fixa e pode ser considerado, como um dos melhores investimentos com excelente rentabilidade.
Conhecido também como LC, o seu funcionamento é bem parecido com o funcionamento do CBD (Certificado de Depósito bancário).
A principal diferença entre as suas modalidades, está no fato de que o empréstimo da quantia, será realizado à uma financeira.
Vamos conferir agora quais são as principais características da letra de câmbio e como, você pode iniciar os seus investimentos. Se quiser saber onde encontrar cursos de investimentos, clique aqui.

Entenda o que é a Letra de Câmbio

A Letra de Câmbio, como você pode conferir, são investimentos em que o valor disponibilizado é direcionado para uma financeira.
Financeiras são instituições que atuam com sociedades de crédito, financiamento e investimento.
Para entender melhor o que seria uma financeira, você pode pensar em empresas como a Fininvest ou mesmo a Crefisa, por exemplo.
Da mesma forma como os bancos e outras empresas realizam o empréstimo de dinheiro para pessoas jurídicas ou físicas, sempre acrescido de juros, no caso contrário quando bancos e financeiras recebem o dinheiro, o mesmo será devolvido com juros do tempo em que foi disponibilizado.
No entanto, assim como em outras modalidades opções de investimento, nesse caso também existe um valor mínimo que é necessário para iniciar a operação.
O investimento em Letra de Câmbio, deverá ser a partir de R$30.000,00. Para essa opção você pode selecionar rendimentos de curto ou longo prazo. Mas é preciso saber que quanto maior o tempo do investimento, maior poderá ser o rendimento e por consequência, menor será a alíquota que deverá ser paga ao Imposto de Renda.

Saiba como investir na Letra de Câmbio

Além de possuir uma conta em uma instituição bancária em que seja possível realizar as transações necessárias, para o investimento em Letra de câmbio é preciso ainda, identificar os tipos de LC, para identificar aquela que melhor se adequa à sua necessidade.
Confira abaixo quais são as opções de investimento em Letra de Câmbio.
LC Prefixada. LC prefixada é a opção em que as taxas e juros já estão determinados e dessa forma, você já tem como saber qual será o valor final que irá retirar.
É preciso verificar a taxa Selic para identificar as melhores taxas e oportunidades, no momento da aplicação.
LC pós fixada. Já no caso da LC pós fixada, não existe a possibilidade de saber o montante total antes do final da validade do investimento.
No entanto, pode ser uma opção mais vantajosa uma vez que a taxa de juros irá acompanhar a alta das taxas, quando houver, fazendo com que o investimento disponibilize excelente retorno.

LC híbrida

Na modalidade de LC híbrida de forma que os rendimentos serão influenciados pelos juros e também, ao indicador econômico podendo ser o CDI ou mesmo a inflação (IPCA – Índice de Preços ao Consumidor).

Para conseguir obter os melhores resultados a partir desse investimento, é de grande importância identificar qual o seu perfil de investidor, pois isso irá ajudar especialmente a identificar qual a melhor opção de LC para investir.

Características do investimento em Letra de Câmbio

O investimento de Letra de Câmbio assim como tantos outros, também possuem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Com a utilização e disponibilidade desse crédito, mesmo que a instituição em que você investiu chegue a quebrar não irá perder o seu dinheiro, pois estará segurado pelo FGC.
Lembre-se que principalmente para definir a data de validade do seu título, é preciso identificar qual o motivo pelo qual você está realizando esse investimento.
Saiba que caso precise retirar o valor inicial antes do prazo de vencimento, você irá precisar vender o seu título para outro comprador. No momento de realizar a transação é possível perder o valor com os juros.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: