Integração contábil: a grande aliada da produtividade dos contadores

Por Mais Empresas  |  12/04/2019  |  Comente »

Quando chega o dia do fechamento é sempre aquela correria no escritório: afinal, conseguir receber toda a documentação dos clientes em dia ainda é um dos principais desafios enfrentados pelos contadores de todo o país.

A partir daí, é necessário garantir que os dados enviados pelas empresas-clientes estejam completos e que foram corretamente lançados.

Entre ligações, e-mails e mensagens enviados para checar ou completar os dados recebidos, é a produtividade do seu escritório contábil que fica prejudicada.

Sendo que o tempo perdido poderia ser melhor empregado na análise e processamento dos dados, na realização de atividades de consultoria e até mesmo na captação de novos clientes.

Logo, buscar soluções que permitam otimizar o trabalho do contador e reduzir o tempo perdido deve ser a prioridade de qualquer escritório que almeja crescer.

Como a Integração Contábil pode ajudar?

Os softwares de integração contábil atualmente disponíveis no mercado foram desenvolvidos para melhorar a comunicação e o fluxo de dados entre as empresas-clientes e os escritórios contábeis.

Dessa forma, na prática, trata-se de uma solução tecnológica bastante simples até!

Através de um software de Integração Contábil, os contadores podem acessar todas informações financeiras necessárias diretamente no sistema ERP da empresa-cliente.

Assim, fica até mais fácil de realizar a exportação dos dados para o sistema que você usa em seu escritório contábil.

Dntre as vantagens da utilização de um sistema de integração contábil, destacam-se:

1. Acesso facilitado aos dados contábeis da empresa-cliente

Primeiramente, ao se conectar ao ERP do seu cliente, a sua equipe terá acesso à todas as movimentações financeiras atualizadas em tempo real.

Isso garante que os prazos legais não serão perdidos por conta de atrasos no envio da documentação;

2. Ganhos em tempo por atendimento

A utilização de um software de integração contábil evita que a sua equipe perca tempo redigitando os dados enviados pelo cliente no sistema utilizado no seu escritório.

Por isso, ao reduzir o tempo de atendimento, a sua equipe abre espaço para atender novos clientes, sem precisar necessariamente aumentar o seu time de colaboradores.

3. Maior confiabilidade dos dados recebidos

Afinal, trabalhar com dados mais confiáveis – aos quais a sua equipe terá acesso facilitado – garante um serviço mais rápido e de maior qualidade.

Além disso, a exportação dos dados previne erros de digitação nas duas pontas.

O que garante que as informações enviadas ao fisco estejam atualizadas e compatíveis com os registros da empresa.

Logo, isto representa ganhos em produtividade, porque dá trabalho corrigir relatórios e declarações de taxas e impostos que tenham sido emitidos com erro.

4. Novas oportunidades de negócio

Ao reduzir o tempo perdido com retrabalho, o seu escritório pode investir em uma nova gama de serviços, permitindo que este se destaque da concorrência.

É fato que o país tem alta taxa de mortalidade entre pequenas empresas e os serviços de contabilidade exercem papel fundamental no crescimento sustentável desses novos negócios.

Por isso, desenvolver produtos relacionados à consultoria contábil é um bom exemplo de usar os recursos da integração contábil como uma nova oportunidade para o seu escritório.

5. Ganhos em segurança da Informação

A princípio, o uso de softwares maliciosos para o sequestro de informações vitais às empresas é uma das ameaças digitais de maior porte na atualidade.

Por isso, ao utilizar a integração contábil – e educar seus clientes ao uso de softwares ERP na Nuvem – o seu escritório ajuda a manter em segurança os dados financeiros da sua carteira de clientes.

6. Agilidade na gestão de sua carteira de clientes

Ao realizar a opção pelo software de integração contábil, o seu escritório passará a gerenciar em uma única plataforma todos as informações referentes aos seus clientes.

Assim, as trocas de mensagens e arquivos poderão ser realizadas por um único software, garantindo ainda maior eficiência na comunicação.

Integração Contábil: por onde começar?

Uma vez que se tenha decidido pelo uso dos sistemas de Integração Contábil no seu escritório, é hora de se lançar ao mercado para pesquisar os diversos fornecedores.

Mas como em qualquer outro caso, o nosso conselho aqui é:

  • buscar conhecer a reputação do fornecedor;
  • usabilidade (e possível escalabilidade) do sistema;
  • compatibilidade entre o ERP do seu cliente e o sistema contábil do seu escritório;
  • facilidade de acesso ao suporte;
  • valores praticados pelo fornecedor.

Em alguns casos, a integração contábil é realizada gratuitamente.

Mas você pode ainda fazer parte de um programa de recompensas que permita ao seu escritório lucrar em cima do uso da integração contábil.

Agora que você já sabe como a Integração contábil pode tornar o seu escritório ainda mais produtivo e lucrativo.

Aproveite nossas dicas e comece a transformar sua empresa!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: