Veja como ter sucesso no seu e-commerce automotivo com marketing digital

Por Mais Empresas  |  16/04/2019  |  Comente »

O meio digital tem grande impacto para a forma de prestação de serviços e para o posicionamento das empresas perante o mercado.

Hoje em dia, preocupações com a presença digital e estratégias têm se tornado cada vez mais comuns, desde em negócios como em uma oficina, até o comércio de peças.

É algo relacionado especialmente com as mudanças de hábitos e que estão fortemente ligados com a internet.

Nesse contexto, o e-commerce conquista cada vez mais espaço devido às transações comerciais mais constantes e valorizadas.

Naturalmente, em busca do sucesso, os empreendedores precisam estar sempre a frente de tendências, estratégias e recursos diferenciados que podem ser decisivos para o desenvolvimento sustentável das empresas.

E-commerce automotivo

Em meio a um mercado competitivo, como o automotivo, independentemente das atividades atendidas, é preciso empregar medidas que de fato sejam compatíveis com os objetivos e competências disponíveis, o que envolve atividades como o marketing digital.

Com o estímulo da tecnologia, diversas facilidades são obtidas, principalmente na velocidade para o acesso de informações e contratação de serviços.

Há dois casos que podem exemplificar de forma clara os caminhos mais práticos proporcionados pela internet, como na busca por acessórios para hilux e por extintores de carro.

Na primeira situação, o interessado pode facilmente realizar uma busca para chegar no produto ideal, realizando todo o processo online.

Enquanto na segunda, caso se trate da procura por inspeção ou instalação do extintor ABC, a procura é ainda mais significativa para encontrar a empresa especializada o mais perto possível.

O papel do marketing digital

Nesse cenário, o marketing digital tem um papel imprescindível, pois por meio de canais digitais, estratégias são estabelecidas para fortalecer a presença da marca, atrair novos negócios e fidelizar clientes.

Para isso, diferentes conceitos são trabalhados, tais como:

  • Persona;
  • Leads;
  • SEO;
  • Funil de vendas.

A persona tem como base os consumidores reais das empresas, sendo classificada como um perfil semi fictício, justamente por ser a representação de um comprador ideal.

Dessa maneira, ações mais específicas são criadas principalmente no que diz respeito ao direcionamento.

Por exemplo, pessoas que buscam pela personalização de um veículo podem se interessar pela adesivação de carros, aplicação de películas ou até mesmo em serviços realizados em uma cabine de pintura a pó.

Logo, o direcionamento correto é de extrema importância para que o público atingido seja adequado e prejuízos sejam evitados.

No caso dos leads, tratam-se de oportunidades para os negócios, que são captados por meio de ações, como formulários.

Dessa maneira, é possível detectar clientes em potencial e direcionar conteúdos relevantes para que ocorra a conversão em vendas.

Já ao abordar as técnicas SEO (Search Engine Optimization), se encontram medidas que visam melhorar o posicionamento de conteúdos e páginas relacionados com a empresa.

Por fim, o funil de vendas corresponde às fases da compra, desde que a necessidade é identificada, passando pelo processo de reflexão da compra, até a escolha.

Como aumentar os leads?

De acordo com as informações abordadas, os leads representam grandes oportunidades para as empresas, pois estão relacionados com a identificação e captação de clientes em potencial.

É interessante citar o conceito de landing page, que corresponde às páginas específicas para capturar os leads, com foco em conversão.

Sendo assim, uma das maneiras de elevar os leads é prezar por um conteúdo de qualidade e que agregue algum tipo de valor para os visitantes.

A partir desse ponto, as pessoas podem se interessar cada vez mais e deixar os dados, tornando-se assim, como leads.

Por esse motivo, a existência de um formulário é requisitada e otimiza-lo é um grande passo para gerar mais leads, inclusive para que a interação com o site seja favorecida.

Outra estratégia é implementar um CTA (Call to Action), que é uma chamada para ação, como se inscrever em um e-mail, que pode ser decisivo para mensurar as rejeições e conversões.

Além disso, existem diferentes maneiras de nutrir os leads, sendo uma das principais os e-mails de nutrição, que podem ter impacto para que o usuário tenha determinada atitude no blog ou site da empresa.  

É interessante citar que a gestão de leads requer muito mais do que gerar e nutrir.

Entre esses dois pontos está a identificação de leads qualificados, com maiores chances de realizar a venda e a qualificação, onde são analisados de forma minuciosa.

Conclusão

Dessa maneira, pode-se observar que os recursos apontados ao longo do texto apresentam um grande potencial para o meio automotivo.

Principalmente diante das perspectivas apresentadas pelo marketing digital, que pode proporcionar diversas vantagens para as empresas.

No entanto, para obter resultados satisfatórios, é importante sempre buscar por profissionais devidamente preparados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, um portal informativo com milhares de notícias sobre diversos segmentos do mercado.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: