Como lidar com endividamento empresarial?

Por Mais Empresas  |  19/07/2019  |  Comente »

A maioria das empresas possui algum tipo de endividamento, mesmo que seja pequeno. Isso não é necessariamente um problema, desde que essas dívidas sejam saudáveis, ou seja, que o valor seja utilizado para o crescimento da empresa. 

Porém, quando o endividamento não segue esse direcionamento o excesso de despesas costuma afetar o desenvolvimento do negócio e podem resultar em inadimplência. 

O que é endividamento?

É quando uma empresa pega recursos emprestado, normalmente de instituições financeiras. É fundamental ficar atento aos juros cobrados e à capacidade de pagamento da empresa. 

O capital de giro mede liquidez, eficiência e a saúde geral da empresa. E quando existe algum problema no capital de giro, as empresas acabam recorrendo ao capital de terceiros. 

O endividamento pode acontecer por diversos fatores, mas sem dúvidas, o pior cenário é aquele em que a empresa opera no negativo. 

Existem alguns tipos de endividamento que devem ser assimilados:

  • Endividamento Total: Expressa a relação entre a dívida total da empresa com comparação ao capital investido, que é a soma da dívida de longo prazo e o patrimônio líquido. 
  • Endividamento sobre o patrimônio: Relação entre o capital da empresa contribuído por terceiros e aquele contribuído por seus acionistas. É determinado pelo resultado da divisão da dívida líquida da empresa pelo seu patrimônio líquido. 
  • Endividamento de longo prazo: É calculado pela porcentagem do capital investido da empresa composta por fundos de longo prazo provenientes de terceiros. É definido como a soma das obrigações de longo prazo com terceiros e do capital investido pelos seus acionistas. 

O principal risco é a empresa entrar em um ciclo conhecido como “bola de neve”, que é quando começa a trabalhar para pagar dívidas e não para gerar lucro. O resultado costuma ser uma catástrofe, muitas vezes comprometendo o patrimônio da empresa. 

O endividamento sadio é aquele que é contraído com o objetivo de reduzir custos e aumentar a receita da empresa. Nesses casos o esperado é que a dívida seja compensada pelo aumento de receitas, e que o retorno sobre o investimento seja maior do que o valor pago de juros no empréstimo. 

Por que uma empresa se endivida?

Infelizmente, na maioria das vezes o motivo do endividamento é o desequilíbrio financeiro, causado pela falta de planejamento. 

Gerir uma empresa sem planejamento causa diversos problemas como a gestão financeira ineficiente, compras desnecessárias, problemas com as vendas, etc. 

Como sair das dívidas?

O primeiro passo é conhecer a fundo todas as dívidas que a empresa possui. Relacione todos os credores, instituições financeiras, fornecedores e clientes com adiantamentos. 

Ao lado de cada um liste também o percentual que essa dívida representa e o valor absoluto de cada uma, além das taxas de juros e prazos definidos, quando houver. 

Em seguida o ideal é tentar renegociar as dívidas buscando reduzir as taxas de juros e alongar o prazo. Busque um prazo de carência para se reorganizar.  A maioria dos credores está disposta a renegociar quando percebe o risco de inadimplência. 

O próximo passo é analisar a situação da empresa. Identificar todos os custos envolvidos e também as receitas. Para isso o ideal é utilizar um sistema de gestão empresarial ERP que automatiza e organiza as informações para facilitar a visualização e análise de tudo o que acontece na empresa. 

Os ERPs mais modernos são divididos em módulos integrados que ajudam a acompanhar cada setor da empresa e reunir as informações com precisão e eficiência, oferecendo mais praticidade para o dia a dia do gestor. 

Nessa etapa também pode ser importante contar com uma consultoria contábil que ajude a empresa a organizar o orçamento e a torná-lo equilibrado novamente.  

O acompanhamento do fluxo de caixa é fundamental para garantir que as finanças se manterão organizadas e que haverá orçamento para cumprir com as obrigações da empresa. 

Planeje o futuro. Independente do caso, se a empresa possui ou não receita imediata disponível para cumprir com o pagamento das dívidas, é fundamental planejar ações que permitam o aumento de receita, o que difere é o prazo para obter os resultados.

Toda essa análise do negócio traz benefícios de aprendizado. Aprenda com a situação e tire lições valiosas para o futuro. Certamente, quando a empresa der a volta por cima, sua gestão será mais eficiente e o negócio estará mais preparado para crescer.  

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: