Tendências de design de logo para 2020

Por Mais Empresas  |  18/12/2019  |  Comente »

Você conhece quais são as principais tendências de design de logo para 2020? Se não, é hora de aprender, especialmente se você planeja fazer uma releitura da identidade visual da sua companhia.

Esse conhecimento é importante pois auxilia na tomada de decisões para o visual da logo que será produzida, junto com a escolha das cores da empresa e vários outros elementos que serão definidos na releitura.

Ou seja: apesar de não ser o responsável pela criação artística da logo, é o gestor que deve tomar as decisões finais. Por isso, é importante conhecer as tendências de design de logo em 2020 para não errar na escolha.

Abaixo, você pode conferir as principais tendências de design de logo para o ano que vem. No entanto, vale lembrar que elas não devem, necessariamente, trabalhar em conjunto. Ou seja: é possível até mesmo que algumas tendências sejam contraditórias.

Dito isso, siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

O design de logo 3D é uma das tendências para 2020

É fato que o estilo mais simplificado e chapado, bidimensional, ainda está em alta entre as principais logos do planeta. No entanto, aos poucos, vamos vendo surgir uma tendência diferente no mercado: a logo 3D.

Nesse caso, o desenvolvimento da logo é pensado usando elementos geométricos e tridimensionais para criar ilusões de ótica ou causar impactos específicos. Uma das palavras principais da logo 3D é a perspectiva, que ajuda a dar mais profundidade para a imagem. Outro elemento importante é a legibilidade da logo.

Isso é importante pois, por ser tridimensional, ela pode ficar um pouco confusa de ser compreendida. No entanto, é essencial trabalhar com linhas simples e claras de modo a garantir que o trabalho será bem lido pelo público.

Uma “quasi-tendência” dentro da logo 3D é a logo bidimensional que simula a perspectiva de alguma profundidade. Um exemplo clássico disso é a nova logo da Netflix, que usa tons diferentes de vermelho para simular profundidade e fugir da imagem chapada.

A simplificação e minimalismo continuam em alta

Apesar da insurgência de formas geométricas e perspectivas tridimensionais, a maior parte do design de logo que serão produzidas em 2020 ainda seguirão a ideia de simplicidade e minimalismo.

Basta ver como as principais empresas do mundo, como o Facebook, Youtube, Microsoft e Google ainda apostam em logos simples e minimalistas.

O segredo para poder criar e usar essas logos é pensar muito bem na combinação de cores, além de apostar na menor quantidade possível de recursos visuais para transmitir uma informação.

O design de logo em 2020 deve ser responsivo e adaptável

Uma necessidade que tem surgido nos últimos anos, com a incrível quantidade de plataformas, redes sociais e espaços, é a de criar logos que sejam adaptáveis e responsivas.

Por exemplo, pense na logo da Disney. O visual completo é o texto “Walt Disney” na frente do Castelo da Cinderela e com um um semi-círculo por trás, tudo em branco sobre um fundo azul. No entanto, nem sempre a logo completa pode ser usada. Nessas situações, a logo é apresentada somente com o texto “Walt Disney”. Em outras situações, é somente “Disney”. Já quando é necessário somente um ícone, é o D na tradicional tipografia da empresa.

Por isso, é essencial que a criação de uma logo em 2020 seja pensada de forma a facilitar a adaptação e responsividade da criação.

O uso do espaço negativo estará em alta em 2020

O famoso logo do Carrefour é um dos maiores exemplos o uso de espaço negativo do mundo. As formas em azul e vermelha formam um C em espaço negativo, o que gera comentários até hoje.

Depois do Carrefour, poucas empresas tentaram usar o espaço negativo em suas logos. Agora, em 2020, a ideia é que o recurso comece a aparecer com mais destaque e seja usado por mais empresas.

O segredo de usar o espaço negativo em uma logo é entender que não basta simplesmente pegar um desenho e fazer um recorte na imagem. O melhor uso de espaço negativo é aquele que evoca emoções e a sensação de “descobrimento” em quem o observa.

Por isso, é necessária muita técnica artística para utilizar o espaço negativo em uma boa logo. No entanto, o resultado é imbatível quando bem utilizado.

As logos redondas seguem em evidência em 2020

Uma das principais tendências de logo para 2020 é manter a ideia de que as logos redondas são mais interessantes. Veja empresas como o Google, Apple, Mercedes e tantas outras marcas que apostam em desenhos circulares.

Uma das vantagens delas é que as logos redondas são mais fáceis de ser adaptadas e aplicadas em diferentes plataformas ou mídias. Além disso, elas são naturalmente mais modernas que as quadradas, o que faz com que sejam vistas como mais dinâmicas.

Essas são as principais tendências de logos em 2020. Como mencionado, algumas delas podem trabalhar bem em conjunto (como a logo 3D e o espaço negativo), enquanto outras não funcionam bem quando aplicadas lado a lado e são até mesmo contraditórias.

E aí, o que você achou das principais tendências do mercado de logos? Comente abaixo com a sua opinião!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: