Profissionais de marketing: 5 soft skills essenciais para crescer na carreira

Por Mais Empresas  |  19/12/2019  |  Comente »

O mercado de trabalho busca por profissionais de marketing, a cada ano que passa, com mais competências, pré-requisitos e aptidões para preencher suas vagas. Sua formação acadêmica é importante, assim como adquirir experiência na prática.

Além disso, saber como a criação de sites e otimização podem favorecer o serviço do profissional, também é essencial.

Mas em um ambiente que flui de criativo à diversificado, há comportamentos que não podem ser moldados durante a vida acadêmica e em escritórios de agências. E apesar das qualidades técnicas serem bastante importantes, as soft skills podem destacar um bom profissional de um ótimo profissional.

5 soft skills essenciais para o profissional de marketing

Aqui estão uma seleção de 5 soft skills que você precisa ter para impulsionar sua carreira. E se você não possui essas habilidades agora, não fique desanimado!  Forneceremos dicas de como obtê-las ao longo do tempo.

1# Intuição

Você pode estar se perguntando: “OK, mas intuição você tem ou não tem”. Saiba que é possível adquirir uma boa intuição ao longo de experiências. Como um profissional de marketing, você nem sempre vai ter os dados que você precisa. E quando você não possui as informações necessárias, é necessário fazer decisões baseadas em seus instintos.

Nessas situações, você não pode temer o desconhecido; você deve confiar em seu instinto. Se você possuir um conhecimento maior de sua empresa e compradores, é ainda mais fácil que seus palpites sejam mais que uma “aposta” – baseado em seu conhecimento real.

Não se preocupe caso você falhe algumas vezes, acontece. Em vez disso, aprenda com seus erros e saiba que sua intuição crescerá ao longo do tempo.

2# Curiosidade

Talvez uma das habilidades mais importantes para profissionais de marketing, a curiosidade não é só algo bom de se ter; é uma necessidade.

O marketing está em constante mudança, e todo profissional precisa ter interesse, paixão e fome para questionar e aprender com novas técnicas, ferramentas e métodos que envolvem o marketing.

Há diversas ferramentas que mostram novas tendências no marketing, as quais você pode utilizar para aprimorar seus conhecimentos, testar outras coisas e se aperfeiçoar enquanto profissional.

3# Habilidades Sociais

Trabalhar no meio de marketing sem possuir habilidades sociais pode ser um desastre. É necessário que todos os membros da equipe trabalhem juntos para atingirem seus objetivos gerais.

Trabalhar sozinho, sem se comunicar com ninguém, não trará bons resultados para você e sua empresa.  Além disso, se você trabalha em mídias sociais, precisa de habilidades sociais para entender como as pessoas se comunicam entre si e, assim, criar um conteúdo mais envolvente.

4# Habilidades de Persuasão

O marketing tem tudo a ver com persuadir pessoas a consumir determinado produto, por isso é comum que os grandes profissionais dessa área tenham essa habilidade em abundância.

Persuasão significa que você possui a capacidade de se alinhar aos objetivos executivos, sem comprometer o que você acha que é certo para a marca. Você precisa convencer seu chefe a investir em experimentos para alcançar seus objetivos pessoais.

E se você falhar, não desista; lembre-se que o marketing é sobre criar experimentos, e alguns deles podem não funcionar de primeira. Ao convencer os outros lembre-se de se basear na lógica, não somente em seus sentimentos.

5# Criatividade

Essa é uma habilidade constantemente associada ao profissional de marketing. Mais que isso; a criatividade é indispensável nessa área. Não só a habilidade de criação, que se limita ao ponto de vista técnico.

Essa soft skill precisa estar presente em toda corporação da empresa. A criatividade não está restrita a um único departamento, por isso envolver toda a equipe é fundamental para ampliar o ângulo de visão e obter de todos as melhores ideais de criação. Os profissionais mais criativos são aqueles que possuem referências de vida e curiosidade distintas do marketing.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: