Gestor de investimentos: entenda como ele pode aumentar a rentabilidade

Por Mais Empresas  |  06/02/2020  |  Comente »

Você já tem uma carteira de investimentos pronta? Se não se incomoda com a pergunta, como ela está indo? Bem? Mal? Seja como for, que tal contratar um gestor de investimentos para torná-la melhor?

Um profissional do tipo é utilizado pelos maiores fundos de investimento do país e do mundo, sempre em busca de maior rentabilidade e remuneração com base nos ganhos obtidos.

Se você não sabe qual é a vantagem de contar com um gestor de investimentos e nem sabe como ele funciona, siga o artigo abaixo para aprender mais sobre o assunto!

O que é um gestor de investimentos?

Um gestor de investimentos é um profissional com autorização especial da Comissão de Valores Mobiliários (a CVM) para atuar prestando assessoria de investimentos e controlando a carteira de aplicações de seus clientes, que podem ser individuais (como você) ou fundos de investimento.

Esse profissional, portanto, é o responsável por traçar estratégias para que uma carteira ou fundo de investimento possa alcançar a máxima rentabilidade possível, superando as metas estabelecidas para aquele dinheiro.

Para se tornar um gestor de investimentos, é necessário ter muito conhecimento de economia e do mercado financeiro, além de uma óbvia capacidade de traçar estratégias com base no comportamento do mercado.

Como é o dia a dia de um gestor de investimentos?

O dia a dia de um gestor de investimentos é movimentado e envolve três funções primordiais.

A primeira é conversar com os seus clientes, sejam os individuais, sejam os cotistas do fundo de investimento sob sua responsabilidade.

Dentro desse contexto, o gestor ouvirá quais são as necessidades dos clientes, o nível de conforto e confiança que eles possuem no trabalho, além de reclamações ou sugestões que façam.

A segunda principal função do gestor de investimentos é estudar o mercado exaustivamente, de modo a compreender o comportamento de mecanismos e encontrar boas oportunidades de lucro para a alocação de dinheiro.

É importante que o gestor seja muito conhecedor do mercado, pois se gerir um fundo muito grande, pode causar distorções significativas dentro da Bolsa de Valores e outros ambientes, o que atrapalha a estratégia de lucro.

Por fim, a terceira grande função de um gestor de investimentos é executar a estratégia pensada, controlando todas as métricas e variações que atingem o mercado.

Assim, o profissional pode esticar ou encurtar o tempo de aplicação para aproveitar mais o rendimento ou diminuir o prejuízo de determinado ativo.

Como um gestor de investimentos ajuda a aumentar a rentabilidade?

A função de um gestor de investimentos, como já dito, é buscar estratégias que aumentem a rentabilidade de determinada carteira ou fundo.

Por isso, ele tem liberdade quase que total para traçar várias estratégias.

Dissemos “quase que total” porque alguns fundos de investimentos têm regras específicas definidas, estabelecendo que determinada porcentagem do dinheiro reunido deverá ir para um determinado tipo de aplicação.

Já quando o trato é com individuais, a liberdade pode sim ser total, se combinada previamente com o contratante.

Nesse caso, o gestor pode usar um robô de investimentos, trabalhar com criptomoedas, comprar e vender ações no Day Trade ou só aplicar em Renda Fixa.

A melhor estratégia dependerá do combinado com o contratante. O foco, no entanto, é o de obter o máximo de lucro possível dentro do framework estabelecido na contratação.

Em alguns fundos de investimento, por exemplo, a remuneração do profissional é feita com base na rentabilidade do fundo.

Estabelece-se uma porcentagem dos ganhos para que o gestor seja remunerado.

Além disso, há a possibilidade dele receber um bônus se ultrapassar determinados benchmarks de rendimentos.

Vale a pena contratar um gestor para sua carteira?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta fácil.

É fato que um gestor de investimentos costuma atingir uma rentabilidade maior do que uma pessoa sem conhecimentos agindo sozinha? Sem dúvidas, especialmente no longo prazo.

No entanto, vale a pena pagar o fee do profissional? Depende do valor total da sua carteira e da remuneração do profissional.

Quanto maior for o volume de investimentos, mais interessante é colocar um gestor profissional pois cada 1% a mais significa alguns milhares de reais de diferença.

Por isso, o custo-benefício do gestor é alto nesses casos, trazendo um pouco mais de lucro, especialmente quando há um bônus por benchmark alcançado.

Já quando a sua carteira de investimentos ainda não chegou a R$ 1 milhão, por mais impressionante que seja, talvez não seja a hora de contratar um gestor.

É preferível economizar na taxa que iria para ele para acumular mais dinheiro e poder montar depois uma carteira mais ampla e com mais opções quando o gestor chegar.

E aí, gostou de aprender mais sobre o gestor de investimentos? Como deu para ver, é um profissional muito requisitado no mercado e com muitos conhecimentos especiais, além de ser uma profissão de muita pressão e responsabilidade.

O que você achou? Vale ou não a pena contratar um gestor para a sua carteira? Comente abaixo!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: