Como sua empresa pode tomar melhores decisões em épocas de crise

Por Mais Empresas  |  03/06/2020  |  Comente »

Ninguém esperava! Mas, junto com a pandemia, veio uma crise econômica. Vimos, de uma hora para outra, empresas sendo obrigadas a tomar decisões, a se reinventarem e infelizmente, algumas a fecharem. Não havia tempo, eram decisões de sobrevivência e diante do cenário não havia outra saída.

Porém, agora que passamos desse primeiro momento, agora que entendemos um pouco mais o que está acontecendo e qual é o caminho que ainda vamos percorrer, as empresas podem ter uma noção melhor do que esperar e tomar decisões um pouco melhores melhores, baseadas um pouco mais em fatos do que em suposições. Mesmo assim, o cenário ainda não é perfeito. Temos muitas coisas indefinidas e muitas possibilidades, mas como muitas empresas não pode se dar ao luxo de adiar algumas decisões, separamos alguns pontos para serem levados em consideração e assim, diminuir um pouco os riscos, na medida do possível, é claro: 

Dicas de como tomar decisões em épocas de crise

  • Olhar a história: já passamos por outras crises antes e olhar para o passado é uma boa maneira de ter algum material no qual se basear mesmo que as coisas tenham sido em outros tempos. É apenas um norte, com certeza há algo a se observar e a se aprender.
  • Olhar para fora: temos o mundo inteiro passando pelo mesmo problema. Mesmo que tenhamos situações bem diferentes dado a diversos fatores, temos algo em comum: a causa. Assim como, no combate ao vírus, os países olham e observam como os outros estão se portando, podemos e devemos fazer isso em relação aos nossos negócios também. Acompanhar publicações do nicho internacionais, fazer parte de fóruns e pesquisas na internet são capazes de te dar alguma noção de como as coisas estão, o que fizeram para que possa se inspirar também. 
  • A união faz a força: já pensou em se unir? Em trocar ideias com empresas que possuem o mesmo segmento que o seu ou que o segmento te complementa? É hora de unir forças, trocar experiências para que todo mundo saia bem dessa. Essa é uma das melhores maneiras de se coletar material real e funcional para a futura tomada de decisões. 
  • Especialistas: tomar decisões com base em opiniões e estudos de especialistas sem dúvida é a forma mais segura. Há empresas que trabalham justamente com os pontos que vemos ser mais sensíveis em meio à crise, como o design estratégico, que engloba áreas como viabilidade de empresas em cenários diversos, reestruturação de modelo de negócios, soluções inovadoras e integradas.
  • Tendências: quais eram as tendências para seu nicho antes da crise? E depois dela, o que falam sobre as opções de inovação? Quais as mudanças no comportamento do usuário você pode levar em consideração para promover mudanças um pouco mais seguras no seu negócio? Junte tudo isso antes de tomar decisões.
  • Conheça bem seu negócio: você conhece seu negócio bem? Procura estudar sempre sobre ele? Quanto mais você o conhecer, entender seus pontos fracos e fortes mais segurança e com maiores chances de serem assertivas. 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: