Landing pages: veja tudo sobre a estratégia

Por isabela  |  26/04/2021  |  Comente »

Existem diversas formas de converter um usuário, sendo que entre elas estão as chamadas landing pages, que são páginas de sites exclusivas para chamar a atenção do cliente a ponto de induzi-lo a realizar a compra de um determinado produto ou serviço em específico.

É uma excelente estratégia para acrescentar em seu marketing digital e no seu inbound marketing, visando atrair mais leads, aumentar o tráfego orgânico e vender algo em específico quando uma campanha de um novo produto ou serviço for realizada. 

Isso ocorre pois uma landing page trabalha com o chamado marketing de atenção, sendo uma excelente opção para gerar diversos Leads (conhecidos no marketing como clientes em potencial). 

Neste artigo falaremos tudo sobre a estratégia das landing pages e como elas podem te ajudar a aumentar o número de leads e, consequentemente, o número de vendas da sua empresa. Prontos? Então vamos lá.

Estrutura de uma landing page

Uma landing page é feita para atrair um cliente, então, é preciso seguir uma estrutura específica. 

Se o objetivo for oferecer soluções financeiras para empresas ou vender um curso de culinária, não importa, a estrutura sempre será mais ou menos parecida. Sendo:

  • Título da oferta;
  • Imagem de destaque ;
  • Descrição da oferta;
  • Formulário para a compra;
  • Call to Action (CTA). 

Essa é a estrutura básica de toda a landing page, são tópicos essenciais para que seja possível atrair o cliente e chamá-lo para realizar uma ação dentro da landing page. Lembre-se: o objetivo é conseguir dados para formar um cliente em potencial.

Quando o usuário for cativado pelo produto, por livre e espontânea vontade, preencherá o formulário e buscará mais sobre o assunto. Agora, vamos especificar um pouco mais cada um desses pontos para que fiquem esmiuçados, igual uma etiqueta TAG.

Título da oferta

Toda e qualquer campanha precisa obrigatoriamente ter um título criativo, chamativo e objetivo. O título deve passar a informação necessária para o consumidor daquilo que ele está comprando. Então, a informação principal deve estar destacada nele.

Diferentemente das manchetes jornalísticas, em que muitas vezes os títulos são presunçosos e pouco informam sobre a real notícia, no marketing digital é necessário que você seja realista com o que está colocando para o seu consumidor.

Uma das piores ações é colocar os famosos click baits, que são mensagens e conteúdos com o título falso, que ao serem acessados pelos internautas têm um conteúdo totalmente diferente do que foi anunciado.

O subtítulo é tão importante quanto o título, pois irá complementar a informação. Então uma empresa que vende etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, deve fazer uma landing page com um título que explique o que será vendido e no subtítulo o número de opções. 

É importante saber que cerca de 80% dos usuários leem apenas os títulos das campanhas publicitárias, sem sequer acessar o conteúdo caso não gere um interesse de imediato. Então é importantíssimo ser bem claro e objetivo.

Imagens e vídeos de destaque  

O ser humano é uma espécie visual, e com a chegada do mundo digital, cada vez mais as pessoas estão imaginando menos e necessitando de um auxílio ilustrativo para que seja possível assimilar a mensagem com o objetivo dela. 

Existe uma enorme dificuldade das pessoas em interpretar textos, sendo que uma boa imagem é essencial para ajudar a passar a ideia necessária. Um exemplo clássico que todos já devem ter tido a oportunidade de passar é quando alguma pessoa famosa oferece um curso.

Se essa pessoa for influente, a imagem de destaque da landing page não será sobre o conteúdo que essa pessoa ministrará em seu curso, mas dela própria, pois é a forma mais fácil de gerar identificação, curiosidade e a similaridade entre a mensagem e o conteúdo.

Uma dica importante é utilizar uma imagem de boa qualidade, para que não dê a impressão de amadorismo ou de que ela foi apenas “roubada” da internet. Então, invista em fotos bem-feitas.

Lembre-se também que essas imagens precisam ser compactadas para carregar rapidamente, não somente nos computadores, mas também como em celulares e tablets.

 A maioria esmagadora de usuários acessa a internet pelo celular pessoal, apesar de algumas acharem interessante a realização do aluguel de notebook, não necessariamente irão sempre acessar seu landing page por ele.

Descrição da oferta 

Apesar da maioria dos usuários lerem apenas o título, isso não é motivo para não elaborar uma boa descrição do produto. É neste momento que a oferta será divulgada e a captação do cliente será feita. 

É necessário que o cliente saiba o motivo pelo qual deve comprar aquele produto e tirar as dúvidas que possam vir a surgir no decorrer da leitura. Existem maneiras criativas de fazer isso. 

Uma delas é a criação de slides que mostrarão um pouco do produto, são os chamados slideshare. Há também como montar vídeos para a divulgação desse mesmo conteúdo. Faça de maneira curta e rápida para gerar mais curiosidade. 

Formulário 

A geração de um lead passa pelo fornecimento de suas informações, após isso o lead será integrado na lista de e-mail marketing e disparo de mensagens dos conteúdos criados pela empresa. 

Então, para que isso seja possível, ele precisa preencher um formulário, que deve ser simples e objetivo apenas com informações necessárias. Nome, nascimento, telefone e e-mail, por exemplo. Nada de pedir endereço ou CPF, pois são informações mais delicadas.

Se a sua landing page for feita por empresas que fazem serviços de desenvolvimento de software (desenvolvedores), ou se você utiliza de uma plataforma de templates aprovados, repare como em todos os modelos tem um formulário simples para geração de leads.

Existem os chamados formulários inteligentes para os já conquistados leads. Eles são montados para os usuários que já estão registrados em sua base de dados e auto preenchidos em novas campanhas.

Isso evita que os usuários ativos fiquem se cadastrando diversas vezes ao verem uma campanha de interesse. Também evita que dados sejam duplicados. 

Call to action 

Você pode ter cativado o consumidor a preencher sua landing page após ter oferecido um prêmio como um E-book ou um PDF com uma receita famosa, mas é importante que ao final do formulário exista o que chamamos de call to action (chamada para a ação).

Essa é uma maneira de fazer o cliente finalizar e conquistar aquilo que deseja e, se possível, levá-lo até outro local de interesse como outros produtos e serviços também oferecidos. 

Essas são maneiras de evitar o encerramento de empresa, bem como de conquistar novos usuários. 

Dê acesso ao prêmio, caso tenha oferecido algum, após o preenchimento do formulário. Você também pode redirecionar o consumidor para uma página de cursos ou produtos  após a conclusão do formulário. 

Pós landing page

Após o consumidor ter preenchido o formulário de sua landing page, é necessário que ele tenha acesso a informações adicionais caso tenha em mente outro produto ou deseje ver um pouco mais sobre a empresa.

Pensando nisso, os próprios templates das landing pages montam a chamada thank you page ou página de agradecimentos. Nesse campo você irá agradecer o usuário por ter se cadastrado em seu site e dar mais opções para que ele continue consumindo conteúdos. 

É uma forma muito interessante de ter o controle de acesso desses usuários. Em sua página de agradecimento, deixe telefones e e-mails para contato, um botão que possa redirecionar o usuário para outras páginas do site com textos ou produtos.

Não esqueça de deixar as opções para acessar as redes sociais da empresa como Facebook, Twitter e Instagram. Desta maneira, você consegue integrar essa estratégia com as demais que estão sendo realizadas simultaneamente.

Lembre-se de que um landing page é uma das estratégias do seu plano de marketing e todas as estratégias devem estar integradas para canalizar o maior número de leads possíveis.  

Considerações finais 

As landing pages são uma excelente estratégia para gerar mais leads para a sua empresa e o mais incrível é que podem estar integradas a diversas estratégias de marketing com os chamados leads magnets, geração de autoridade e geração de dados importantes.

Elas podem ser utilizadas para a vendas de produtos em promoção, conquista de cupons de desconto e a divulgação de cursos técnicos online e serviços de assessoria ou consertos. 

Toda a empresa precisa de uma base de dados ampla para conquistar e divulgar as suas estratégias de marketing para que o plano como um todo atinja os objetivos propostos. 

É importante não se esquecer que você não precisa ser um super programador para a criação de uma landing page, caso você tenha alguém que faça isso, ou seja, você mesmo, está ótimo, mas saiba que existem diversos templates aprovados e utilizáveis.

Se você está utilizando uma plataforma de sites pronto dê uma pesquisada e veja as landing pages disponíveis. Mude as cores e alguns pontos necessários para se adequar com o objetivo que você busca.

Por fim, monte um texto de qualidade sem esquecer de um bom título e uma imagem chamativa. Essa é uma das melhores receitas para conquistar clientes em potencial para o seu negócio. Agora é com você! Boa sorte. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: