Como integrar uma ferramenta CRM para a gestão geral da sua empresa e quais benefícios?

Por isabela  |  21/07/2021  |  Comente »

Uma ferramenta de CRM pode ser encontrada em companhias de diferentes portes, sejam elas grandes, sejam elas pequenas. Esse software tem o objetivo de ajudar as empresas a se aproximarem de clientes e potenciais clientes, os chamados leads. 

Outra vantagem de um sistema CRM é a otimização de processos internos de trabalho. Isso envolve diversos setores, como time de vendas, marketing, RH, logística, entre outros.

A personalização das relações com os clientes é também um dos diferenciais para as empresas que utilizam um CRM. Por meio dele, é possível se conectar aos clientes de maneira bem mais pessoal. Hoje, esse é um dado relevante. Afinal, cada vez mais os clientes necessitam confiar em uma companhia antes de fechar o negócio.

O CRM permite ainda guardar informações sobre cada cliente. Ao analisar esses dados, a empresa tem condições de avaliar as necessidades do público-alvo, e assim oferecer melhores produtos ou serviços.

O que CRM faz?

Um CRM permite que uma empresa analise todas as interações dela com um cliente. Dessa forma, sempre que uma empresa interage com o cliente ela sabe com quem está falando, e qual o estágio dele na jornada de compra. Com isso, é possível desenvolver uma comunicação personalizada, aumentando as chances de uma possível conversão no futuro.

O CRM pode analisar essas informações provenientes de vários canais. Entre eles, destacam-se as ligações telefônicas, e-mails, aplicativos de mensagens e redes sociais.

A automação de diversos processos é outra característica do CRM. É possível programar, por exemplo, o envio de e-mails para clientes em determinados estágios do funil de vendas.

Além disso, nas versões mais modernas, é possível criar um bot para responder as perguntas mais frequentes dos clientes. Com isso, toda a equipe ganha mais tempo para ter foco no desenvolvimento do negócio.

Benefícios de um CRM

Um dos principais benefícios de um CRM é proporcionar o melhor conhecimento sobre o perfil dos clientes. Afinal, com todas essas informações armazenadas em um único software, se torna muito mais simples para os setores de marketing ou vendas criarem propostas e campanhas sob medida para esse público. 

Outro fator interessante é a segmentação. Quando a empresa tem a oportunidade de conhecer muito bem os seus clientes, ela pode organizar melhor a comunicação com essas pessoas. Afinal, por mais que os clientes de uma empresa tenham interesses similares, eles podem estar em diferentes estágios da jornada de compra.

Por isso, é muito melhor criar uma comunicação que esteja alinhada com a fase deles no funil de vendas. Esses dois fatores citados acima levam a outro importante benefício do CRM, a retenção. Afinal, quanto melhor o cliente é reconhecido, maiores são as chances de ele continuar a consumir da mesma empresa. 

Uso da ferramenta CRM para gestão de vendas

O CRM é considerado por muitos uma verdadeira máquina de vendas. Isso porque com ele, além de ser possível analisar todo o desempenho da equipe de vendedores, a empresa tem a oportunidade de capturar leads automaticamente.

Por meio de um painel, dentro do sistema, os gestores de vendas podem verificar as principais fontes de leads, quais metas necessitam ser alcançadas, o tempo de resposta para cada cliente, as atividades de cada vendedor e muito mais.

Já a captação de leads é um processo muito simples. Basta que a empresa faça a integração de suas redes sociais e aplicativos de mensagens com o CRM. Dessa forma, sempre que um potencial cliente enviar uma mensagem, o sistema o cadastra automaticamente como um novo lead.

Assim, o time de vendas já tem o necessário para iniciar a prospecção. Afinal, eles podem acessar o cartão de leads e analisar todo o histórico de interações dele com a empresa, além de verificar dados para contato, como telefone e e-mail.

USO DA FERRAMENTA CRM PARA ATENDIMENTO AO CLIENTE

O CRM é vital para que uma empresa possa proporcionar o melhor atendimento ao cliente. A partir das integrações com aplicativos de mensagens e redes sociais, é muito mais fácil estar em contato com o público pelos meios digitais.

Isso porque, independentemente do aplicativo de mensagens escolhido pelo cliente, todo esse conteúdo vai para uma caixa de entrada única. Assim, se uma pessoa envia uma mensagem pelo Instagram (DM), e outra pelo WhatsApp, não faz diferença para a empresa que usa o CRM. Todas essas mensagens podem ser respondidas sem sair do software. 

Com isso, é possível oferecer um atendimento muito mais eficaz, organizado e dinâmico para os clientes. Como citado no início deste artigo, a empresa pode ainda criar um chatbot. Assim, ela tem a chance de atender os clientes 24 horas e 7 dias por semana.

USO DA FERRAMENTA CRM PARA GESTÃO GERAL

O CRM é uma ferramenta de gestão por excelência. Com ele, o gestor pode organizar as tarefas de sua equipe em detalhes, ao indicar os trabalhos a serem realizados no dia, mês e semana.

A ferramenta oferece ainda a gestão automática de diversos relatórios, como a análise de vendas, relatórios de atividades, chamadas da equipe de vendas e relatórios de metas.

Portanto, atualmente, nenhuma outra plataforma é tão relevante para a gestão geral de uma empresa como o CRM. É um software de baixo custo, mas com alto retorno de investimento.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: