Dicas para melhorar a comunicação empresarial

Por isabela  |  10/08/2021  |  1 comentário »

A comunicação empresarial é uma estratégia utilizada para promover a imagem de uma empresa, bem como os seus objetivos. Por meio dela, é possível melhorar os resultados e se conectar com clientes e colaboradores, de modo a compartilhar a missão e a visão da companhia.

Trata-se da voz do negócio, estabelecendo o papel dele no mercado, por meio de um discurso alinhado. Sendo assim, a comunicação é importante porque as empresas precisam se comunicar o tempo todo com diferentes pessoas.

Além de criar a sua identidade, a comunicação empresarial melhora os resultados, cria novas oportunidades de negócio e engaja os colaboradores.

Por outro lado, uma comunicação ineficiente pode trazer prejuízos. De acordo com uma pesquisa realizada, as falhas de comunicação podem custar altas quantias para as empresas.

Enquanto que as organizações que possuem líderes que sabem se comunicar chegam a alcançar resultados 47% melhores.

Você já sabe que as empresas precisam se comunicar bem com seus clientes, mas também é necessário se atentar à maneira como ela conversa com seus colaboradores.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de comunicação empresarial, sua importância e como melhorá-la dentro do seu negócio. Acompanhe a leitura!

Entendendo o conceito de comunicação empresarial

Comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem a missão de promover a reputação da empresa e transmitir suas informações para públicos diferentes.

Desde a assessoria de imprensa até o departamento de publicidade, todas as informações dependem de um conjunto de ferramentas e métodos que vão adequar a mensagem a ser transmitida para o público.

Dentro de uma empresa de, por exemplo, terceirização de serviços informatica a comunicação é do interesse de várias partes, tais como:

  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Investidores;
  • Acionistas;
  • Parceiros;
  • Sociedade.

Cada público exige uma estratégia exclusiva de comunicação, por isso é importante integrar a comunicação corporativa. Além de transmitir as mensagens, ela carrega consigo soluções interativas e tem como base os relacionamentos.

E graças à cultura digital a qual estamos inseridos, as corporações podem investir em redes globais de relacionamento.

É importante não confundir comunicação empresarial com comunicação organizacional. A comunicação empresarial diz respeito ao ambiente corporativo, ao passo que a comunicação organizacional diz respeito a outras formas de organização.

Em outras palavras, o uso do termo “empresarial” só deve ocorrer quando as organizações estão em busca de lucro e ganho financeiro. Já o termo “organizacional” diz respeito às organizações sem fins lucrativos, como no caso das instituições, associações e ONGs.

Agora que você já sabe qual o conceito de comunicação empresarial, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre a sua importância.

A importância da comunicação empresarial

A comunicação empresarial é importante por diversas razões, portanto, existem muitos motivos para investir nessa estratégia.

Ela é capaz de melhorar a imagem da empresa, algo fundamental para aumentar sua influência e conquistar a confiança dos clientes, fornecedores, investidores, colaboradores, comunidade e até do governo.

Uma vez que você constrói uma imagem de autoridade e credibilidade para o seu negócio, ele multiplica as oportunidades e se destaca em seu mercado de atuação.

Por exemplo, um fabricante de carimbo de borracha também consegue engajar os seus colaboradores, e de acordo com um estudo realizado em 2012, se ele souber se comunicar com seus funcionários, aumentará sua produtividade em 25%.

Outra pesquisa, realizada em 2016, mostra que as equipes mais engajadas elevam os lucros da companhia em 21%. A comunicação empresarial é uma prática da transparência, que faz com que os profissionais se sintam mais motivados e participativos.

O clima organizacional também melhora porque os esforços de comunicação refletem no humor, nas percepções e nos sentimentos dos colaboradores, o que aumenta o seu nível de satisfação.

Como resultado, há um impacto positivo em todo o ambiente de trabalho. Por fim, essa prática é o melhor meio de manter os canais de comunicação abertos. Quando isso acontece, a empresa consegue estabelecer uma cultura colaborativa e um ambiente propenso à inovação.

Para se ter uma ideia da importância disso, uma pesquisa realizada em 2018 mostrou que quando os colaboradores que se sentem ouvidos, chegam a ser quase 5 vezes mais propensos a executar as suas tarefas da melhor maneira.

A comunicação empresarial pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de totem luminoso. E agora que você já sabe a sua importância, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para implementá-la em seu negócio.

Como melhorar a comunicação empresarial?

Uma boa comunicação empresarial depende de técnicas atualizadas e ferramentas mais ágeis e eficientes. Ela também depende de alguns critérios fundamentais, tais como:

Interatividade

Os colaboradores utilizam a tecnologia no dia a dia e interagem nas redes sociais o tempo todo. Para ter uma comunicação empresarial que acompanha os novos tempos, é importante oferecer uma experiência participativa aos funcionários.

Hoje em dia, você pode contar com diferentes soluções e aplicativos, além de plataformas que ajudam a criar canais de comunicação diretos com os profissionais que atuam na organização.

Investir na cultura organizacional

Por exemplo, um fabricante de cola para acrilico, ou de qualquer outro produto, deve aplicar, na prática, sua cultura organizacional, ou seja, ela deve ser utilizada no dia a dia da companhia.

Para integrar seus funcionários e melhorar a sua comunicação, aplique a cultura organizacional por meio de vídeos, projetos voluntários, palestras e outros meios que façam com que os colaboradores trabalhem juntos.

Investir em uma comunicação ágil

O dia a dia das pessoas tem um alto fluxo de informação, o que exige esforço para se manter atualizado diante de uma rotina corrida.

Assim sendo, é fundamental que a comunicação empresarial seja mais ágil, isso significa que uma oportunidade ou qualquer novidade deve chegar o mais rápido possível a todos os envolvidos com a empresa.

Uma boa solução para isso é optar pela tecnologia e plataformas destinadas à comunicação corporativa.

Valorizar os colaboradores

Uma empresa de locação de tendas para eventos, por exemplo, deve valorizar o trabalho de seus colaboradores para que eles se engajem com a função. Ao fazer isso, eles se sentirão mais motivados e sua produtividade tende a melhorar.

A corporação pode oferecer incentivos como bônus e brindes. Também é importante realizar pesquisas com os colaboradores para saber o que eles pensam sobre a empresa e ouvir as sugestões de melhoria.

Eles vão se sentir mais integrados, o que faz com que a comunicação interna flua naturalmente e eleve a produtividade dos funcionários.

Comunicação mobile

Atualmente, cerca de 67% da população mundial está conectada por meio de seus smartphones. Essa realidade destaca a importância de desenvolver uma comunicação adaptada aos aparelhos móveis.

Para isso, uma empresa de instalação de alarmes residenciais deve adaptar os seus conteúdos para que eles sejam totalmente consumidos. É dessa forma que a experiência dos usuários de dispositivos móveis será positiva.

Investir em reuniões informais

As longas e improdutivas reuniões incomodam os profissionais de qualquer setor, independentemente de sua hierarquia.

Investir em um novo modelo de reuniões ajuda a reverter essa situação. Elas precisam ser mais modernas e informais, pois assim permitem que o gestor conheça melhor os colaboradores.

Esse tipo de reunião aproxima as pessoas, fazendo com que elas sejam mais participativas e abertas às decisões, metas e objetivos.

Trabalhar a capilaridade

A capilaridade diz respeito à capacidade que uma corporação tem de alcançar um público mais amplo. Uma empresa de portaria, por exemplo, deve garantir que sua mensagem chegue da mesma maneira para todos os colaboradores.

É importante manter a coerência da informação para evitar mal-entendidos que afetam a produtividade da companhia. E um dos setores mais importantes nesse trajeto é o TI.

Fortalecer a comunicação empresarial

Além de todas as dicas que passamos acima, as equipes também precisam trocar ideias. Os gestores que investem nesse tipo de comunicação conhecem melhor os membros que formam o seu time.

Com isso, é possível fortalecer os relacionamentos e influenciar de maneira positiva no ambiente de trabalho, que se torna mais leve e aberto.

Dentro de uma empresa de consultoria de recrutamento e seleção, os gestores que ouvem os funcionários têm mais vantagens, visto que quando ocorre qualquer tipo de problema, eles são sempre os primeiros a saber e podem contornar a situação.

Conclusão

A comunicação é importante em qualquer parte da nossa sociedade, o que inclui as empresas. Para elas, saber se comunicar com as pessoas é crucial para atingir os seus objetivos e se consolidar no mercado.

É necessário saber falar com os clientes e com os colaboradores, bem como com qualquer outro que esteja envolvido com a corporação de alguma maneira, o que inclui a sociedade em si.

A melhor maneira de fazer isso é por meio das estratégias de comunicação empresarial que você conheceu ao longo deste artigo, e com as nossas dicas, pode colocá-las em prática.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário:

Deixe seu comentário: