As melhores dicas para abordar o cliente e ter vendas efetivas

Por isabela  |  24/08/2021  |  Comente »

Quando falamos em fazer as vendas aumentarem, é indispensável analisarmos as formas de abordagem ao cliente e a retórica utilizada para alcançar esse objetivo.

Entre as principais características de uma boa abordagem de vendas estão:

  • Conhecimento total do produto/serviço em questão;
  • A apresentação do custo-benefício de forma clara e direta;
  • Contra argumentação pronta para determinados questionamentos;
  • A liberdade retórica para que o operador consiga trabalhar com o cliente;
  • Entre outros.

Foi pensando em repassar ao nosso leitor dicas excelentes de como abordar o cliente e ter vendas mais efetivas é que produzimos esse artigo. Gostou do tema? Precisa aumentar as vendas de sua empresa? Então venha conosco e confira mais a seguir. 

Treine a retórica e persuasão dos funcionários para garantir a atenção do cliente

Ninguém se torna um bom vendedor da noite para o dia, é preciso se adaptar a situações adversas e os limites de interesse da empresa. Alguns funcionários podem ter melhor desenvoltura, já outros podem apresentar maiores dificuldades e isso é totalmente normal.

No entanto, é de extrema importância que a empresa treine a retórica de seus colaboradores e apresente as formas que ela prefere que seu cliente seja abordado.

Logo, se você tem uma empresa especializada na venda de elevador de carga, por exemplo, faça um projeto de retórica e argumentação, onde deve ser frisado todos os benefícios e diferenciais do produto.

Crie uma régua de negociação com o cliente

O funcionário precisa ter liberdade para negociar com o cliente, pois ele entende o que chamamos de “feeling” da conversa.

Isso quer dizer que se o cliente precisar de um pouco mais de desconto para fazer a compra de uma batedeira industrial, por exemplo, é muito interessante que o funcionário tenha liberdade para tomar essa decisão.

Ressalvamos que no treinamento essa questão seja bem esclarecida, para que toda régua de negociação esteja sempre dentro do planejamento de lucro da empresa. 

Pesquise o mercado

Ter conhecimento do ramo e estudar a concorrência não é uma opção, é uma obrigação para aquele que quer se tornar uma referência. 

Saber até que ponto a empresa do concorrente chega com o público alvo, é um dos passos mais importantes para tentar encontrar um diferencial que você possa oferecer para esse mesmo cliente. 

Então, se você tem uma concorrência no ramo de demolição controlada, por exemplo, comece agora mesmo a observar o que eles fazem, como atendem o cliente, quais condições oferecem e tente, com essas informações, ser melhores em todos os aspectos possíveis.

Valorize seu produto

Quando falamos em valorizar o produto, ressaltamos que na tática de argumentação, sempre deve-se apontar o diferencial.

O cliente quando está ouvindo a proposta tenta encontrar no produto oferecido, aquilo que ele procura e é por isso que a retórica precisa ser treinada e flexível.

Nessa parte o operador que está realizando a negociação precisa compreender a forma de valorizar o produto para que converta o lead em venda.

Isso pode ser oferecido como garantia maior, ou numa desconto com ‘exceção especial’, ou mesmo uma condição especial para pagamento facilitado em compras por atacado.

Esperamos que essas dicas sejam importantes para você que busca ter vendas mais efetivas. Se gostou do tema compartilhe com pessoas que possam te ajudar e nos siga para mais conteúdos.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: