5 dicas para uma boa liderança

Por isabela  |  29/11/2021  |  Comente »

Liderança pode ser definida como a arte de conduzir um grupo de pessoas a realizar uma tarefa específica visando um objetivo já definido.

Quer você seja médico, professor, empresário, vendedor, editor ou engenheiro, as habilidades de liderança são cruciais para gerenciar uma equipe e realizar o trabalho desejado.

Inspirar os outros e fazer com que sigam sua orientação é uma habilidade que nem todos possuem. Portanto, é uma tarefa desafiadora para muitos. Não se preocupe mais, pois iremos orientá-lo para que se torne o líder que sempre sonhou em ser. 

Tornar-se um bom líder envolve cinco fatores essenciais:

  • Traços de liderança de sua personalidade;
  • Conhecimentos associados à gestão;
  • Boas práticas de administração;
  • Análise estratégica;
  • Poder de influência.

Quer você seja um iniciante ou um profissional experiente, todos devem desenvolver e aprimorar suas habilidades e habilidades de liderança em algum momento da vida. Sua atuação deve ser igual a de uma empresa que administra condomínio.

Para ajudá-lo a liberar o líder que existe em você, compilamos uma lista de dicas para você se tornar um líder eficiente e valioso em sua vida profissional e pessoal. Mas antes, confira quais as principais diferenças entre líder e chefe.

Qual a diferença entre líder e chefe?

Essa é uma pergunta muito frequente a ser feita em diversos meios, pois os termos não são sinônimos e possuem características particulares. Conheça agora as principais diferenças entre chefe e líder.

Líderes coordenam e inspiram

Os líderes motivam seus funcionários, o que os inspira a seguir o exemplo de seu líder, concedendo uma verdadeira assessoria trabalhista. Os chefes tendem a empurrar os funcionários em vez de dirigi-los.  

Esse tipo de gerente tende a nunca tomar decisões, o que obriga os funcionários a trabalhar sem orientação e expectativas, enquanto seu gerente se esconde atrás de um muro de inatividade.

Os verdadeiros líderes frequentemente apresentam ideias e trabalham ao lado de seus funcionários. Eles comunicam claramente os objetivos à equipe e suas ações visam atingir as metas em conjunto. 

Líderes ouvem, depois falam

Bons líderes gastam tempo ouvindo seus funcionários em vez de falar acima deles. Eles entendem o valor de buscar e incorporar as opiniões de outras pessoas no processo de tomada de decisão.

Os chefes tendem a dominar as conversas. Eles esperam que os funcionários ouçam e cumpram seus comandos, com pouca ou nenhuma direção sendo como verdadeiras impressoras fiscais a todo momento supervisionando. 

Líderes fornecem igualdade

Bons líderes tratam a todos com igualdade, dando às ideias de uma pessoa o mesmo peso que todos os outros da equipe. Líderes fortes não permitem que preferências pessoais atrapalhem a criação de um ambiente dinâmico.

Os chefes podem escolher um ou dois funcionários favoritos, o que pode resultar em tratamento injusto, como dedicar mais tempo a certos funcionários do que a outros, dando-lhes mais benefícios e criando um círculo interno.

Agora que você sabe como os líderes agem, confira 5 dicas sensacionais que separamos para que você se torne um líder de sucesso.

1) Torne-se um exemplo

Um líder é aquele que as pessoas respeitam e cujo curso de ação elas seguem. Portanto, você deve ter uma personalidade que seja um exemplo para os outros. 

A influência idealizada é a chave para se tornar um líder eficaz, pois as pessoas seguem os passos da pessoa que aprovam. Não preste um tipo de consultoria fiscal e tributária, mas sim uma assessoria, mostrando-se sempre disponível como um líder. 

Molde sua personalidade de tal forma que os outros se esforcem para se tornar como você, e neste processo, eles irão observá-lo e acumularão suas qualidades. 

Dessa forma, eles vão considerar seus pontos de vista, reconhecer suas orientações e gestão, e farão questão de traçar o caminho que você trilhar. 

2) Assuma a responsabilidade do trabalho e da sua equipe

Um bom líder é como o chefe da família. Portanto, ele é antes de tudo o responsável pelo trabalho que está sendo realizado e pelo desempenho de sua equipe. Um bom líder deve assumir responsabilidade pelos membros de sua equipe, assim como um pai.

Portanto, qualquer conduta imprópria, atrasos no cumprimento de prazos, falhas, falhas de desempenho recaem sobre os ombros do líder. Depois de aprender sobre quaisquer falhas proeminentes, um verdadeiro líder faz alterações que podem resolver a situação. 

Em vez de apontar o dedo para seus parceiros ou culpar seus subordinados, ele assume a responsabilidade pelo caso e trabalha duro para cobrir as deficiências de sua equipe e corrigir o problema relevante, de acordo.

Por exemplo, dentro de uma empresa de contabilidade para terceiro setor o líder assume a responsabilidade das notas emitidas, relatórios e progresso, assim como as falhas e erros, não culpando seus funcionários e buscando sair ileso.

3) Envolva-se em uma comunicação honesta e aberta

Um dos elementos mais importantes da liderança eficaz é a criação de uma linha aberta de comunicação com os membros da equipe. Sua própria honestidade e transparência devem servir de exemplo para os membros de sua equipe.

Quando você é responsável por uma equipe de pessoas, é importante ser franco. Sua empresa e seus funcionários são um reflexo de você mesmo, e se você tiver um comportamento honesto e ético como um valor-chave, sua equipe o seguirá.

Grandes líderes são capazes de personalizar suas interações e estilos de comunicação para se adequar a cada situação e membro da equipe, com base nas preferências individuais. 

Imagine que alguém estragou a máquina de café. Mantenha a comunicação aberta e a pessoa que o fez relatará a você por ter respeito e não medo. Assim, você paga o conserto de maquina de café, mas mantém seu funcionário tranquilo. 

Isso significa que eles dedicam um tempo para descobrir qual modo de comunicação é preferido por cada membro da equipe. Eles também são ótimos ouvintes e estão autenticamente interessados ​​em outras pessoas.

Exibir habilidades de comunicação ativa e transparência pode construir confiança entre sua equipe e melhorar o ambiente de modo geral. Em todas as suas comunicações, é importante ser genuíno acima de tudo. 

4) Ensine os funcionários em vez de dar ordens

Um líder eficaz sabe como mostrar aos outros o que é necessário, em vez de simplesmente dizer a eles. Os líderes devem treinar os membros de sua equipe para um ambiente de trabalho mais colaborativo e comprometido – sem persuadi-los.

Se você está controlando as pessoas para que façam certas coisas de certas maneiras, não vai conseguir o nível de engajamento que está procurando. Coaching é ajudar as pessoas que você lidera a reconhecer as escolhas que têm pela frente.

Em vez de simplesmente dar ordens aos membros da equipe, bons líderes deveriam encorajar o crescimento ensinando. As pessoas não cresceriam se os líderes nunca lhes ensinassem nada.

O processo de locação de carretas, por exemplo, pode ser burocrático e envolver  assinatura de contrato. Se você não ensinar o funcionário, ele nunca saberá fazer e você não poderá cobrar porque não ensinou. 

Os líderes precisam estar ensinando para que possam desenvolver novos líderes para ocupar seu lugar e estimular o avanço do conhecimento para melhoria das atividades desenvolvidas.

5) Dê e peça feedback direto sobre o desempenho

O feedback direto e honesto é a melhor maneira de guiar sua equipe na direção certa. Você também precisa saber exatamente para onde sua empresa está indo, para poder dar-lhes os conselhos certos.

Se você não for direto, as pessoas não saberão o que você realmente pensa sobre elas e seu trabalho, e nunca serão capazes de melhorar. Se o funcionário fez um curso eletrotécnica presencial recente, não deixe de parabenizá-lo, por exemplo. 

Sendo assim, se você não souber a direção precisa que sua empresa está tomando, não importa o quanto tenha comunicado aos seus funcionários e equipe de liderança a respeito de seu desempenho individual, eles vão se atrapalhar quando se trata de tomar decisões.

Além de fornecer feedback construtivo e análises de desempenho, destaque as realizações dos funcionários. Se um membro da equipe fizer algo excelente, informe-o. Comemore suas vitórias e agradeça-lhes por seu trabalho árduo.

O reconhecimento positivo criará um ambiente de produtividade. Reconhecer os sucessos descrevendo como isso afeta os negócios, em vez de dar tapinhas nas costas, não só é encorajador, mas também ajuda a pessoa a trabalhar melhor no longo prazo.

Os membros da sua equipe não são os únicos que podem se beneficiar de um feedback honesto, mas você também, para melhorar suas atitudes.

Uma verdadeira autoavaliação de sua liderança pode ser difícil, portanto, mentores, colegas profissionais e até mesmo sua própria equipe são inestimáveis ​​para avaliar sua eficácia. 

Conversar com amigos e colegas pode dar a você a perspectiva necessária sobre seu estilo e abordagem de liderança.

Conclusão

Concluindo, você precisa desenvolver e aprimorar suas habilidades de liderança à medida que molda sua personalidade de maneira que inspire os outros e se torne um modelo a ser seguido. 

Posteriormente, explore uma excelente universidade que oferece cursos de liderança de alta qualidade para descobrir as qualidades e habilidades que essa função exige. 

Essas dicas e sua educação irão de mãos dadas enquanto você se esforça para se tornar um grande líder.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: