Influenciadores digitais: como utilizar em sua estratégia

Por isabela  |  19/08/2022  |  Comente »

Os influenciadores digitais estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, e algumas estratégias de marketing, como um mobile promocional, são planejadas especificamente para o trabalho em conjunto com estes perfis.

O mundo tem passado por um importante processo de acesso à tecnologia, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos importantes para o consumo de material digital tem se tornado cada vez mais popular, iniciando uma série de novas opções.

Dentre estas opções de engajamento com o mercado estão os influenciadores digitais. Estas figuras são pessoas que têm um forte poder de persuasão e atraem muitos seguidores em seus canais de comunicação para apresentar produtos e serviços.

Os influenciadores digitais, diferente de veículos de mídia mais tradicionais, dialogam diretamente com seu público, e não como se fosse uma instituição à parte. Por conta disso, muitas pessoas acabam se identificando com os influencers.

Algumas dessas pessoas já possuem hoje o status de celebridade e direcionam milhões de usuários para apresentar produtos e serviços que os contratam para fazer propaganda.

O alcance desse tipo de engajamento extrapola muito qualquer outra técnica para sua empresa que fabrica acoplamento elástico tipo pneu, por exemplo.

Entretanto, estes influenciadores maiores nem sempre são a melhor solução para sua empresa, sobretudo se você busca conversão. Embora as celebridades sejam ótimas para divulgar sua marca, nem sempre elas apresentam um retorno satisfatório.

Neste caso é interessante trabalhar com a figura dos microinfluenciadores, pessoas com um alcance menor, mas muito melhor segmentado e direcionado.

Normalmente estes influencers menores possuem uma base de fãs mais fiel, disposta a ouvir o que eles têm a dizer sobre um produto e com chance muito maior de procurar a marca e fazer um teste para avaliar se é do interesse deles.

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber se destacar é fundamental, e por isso a figura do influenciador acabou se tornando cada vez mais importante para as marcas, já que ele é capaz de levá-las até o público procurando por gerenciamento de frota agrícola.

A maioria das pessoas hoje possui alguma forma de conexão à internet, seja através de computadores e notebooks ou tablets e smartphones, por isso a maior parte da população está constantemente conectada.

De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é navegando em redes sociais e outras plataformas de interação, que são o campo de trabalho do influenciador digital.

Por isso essas figuras acabam se tornando muito conhecidas, em alguns casos até mesmo internacionalmente. O trabalho com influenciadores pode elevar muito a quantidade de vendas que sua empresa de alto falante 8 polegadas para line array pode realizar.

Pensando nisso, a maioria das empresas e agências de marketing começaram a efetivamente inserir o trabalho desses influencers como parte de sua estratégia para atingir o mercado com mais qualidade.

O marketing de influência surgiu dessa necessidade, identificando todo o potencial que estas pessoas podem gerar ao trabalhar diretamente com sua empresa e o quanto um bom influenciador pode movimentar a favor de sua empresa de transfer para aeroporto.

Conhecer este tipo de trabalho pode colocá-lo à frente de seu segmento de atuação, atingindo novos públicos e gerando o interesse real em comprar os produtos ou serviços que você está oferecendo ao mercado.

Para avaliar um influenciador, algumas questões são particularmente importantes, em particular o alcance que ele atinge, a ressonância e a relevância de seu conteúdo. Assim você identifica melhor como utilizar esse tipo de profissional em seus negócios.

Como usar o influenciador digital em sua estratégia?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a influência digital e os atores envolvidos nesse processo, é importante entender como isso pode afetar sua empresa, principalmente se você deseja trabalhar com o marketing de influência.

O primeiro passo é entender que cada companhia é única no mercado, e que nem sempre você terá o mesmo resultado que outra empresa, ainda que ambos estejam usando um mesmo influenciador digital.

Por isso é muito importante saber identificar cada tipo de influenciador e o que ele pode fazer para otimizar ainda mais seus resultados na venda de película antivandalismo automotiva, garantindo uma boa estrutura de comunicação com o público.

Celebridade Top

O influenciador celebridade é aquele que possui um alcance expressivo, bem como uma alta ressonância. Isso porque ele consegue afetar um número muito grande de pessoas com sua conta, normalmente na base de vários milhões de seguidores.

Esse tipo de influenciador normalmente trabalha com conteúdos mais genéricos, e é ideal para apresentar sua marca para o maior número possível de usuários. Entretanto, ele tem uma relevância muito mais baixa que outros profissionais.

Isso porque o grupo de seguidores da celebridade é tão diverso que não é possível direcionar as vendas a um público em particular, e por consequência você pode acabar muitas vezes reduzindo suas oportunidades.

Celebridade Fit

Esse segundo perfil também é considerado uma celebridade por ter seguidores na casa dos milhões, embora seja consideravelmente menor que o primeiro perfil. Este é um influenciador que tem potencial de ressonância, mas também é muito relevante.

Normalmente esse tipo de celebridade trabalha com um segmento em específico, como:

  • Moda;
  • Culinária;
  • Mundo Geek;
  • Cinema e TV.

Por conta disso ele pode alcançar muitas vendas para sua empresa em uma ação publicitária. O único revés desse perfil é que ele normalmente possui um custo elevado.

Isso significa que não são todas as companhias que têm condições de contratar um profissional como esses para fazer uma ação, e em alguns casos pode não render a quantia desejada para esse tipo de ação.

Se você pretende um engajamento de qualidade dentro do marketing de influência e tem o capital para investir, esse é o melhor custo-benefício que sua empresa de serviço de transporte de veículos conseguirá com um influenciador.

Autoridade

O influencer autoridade tem uma escala muito menor que os anteriores, mas ele possui um grande diferencial: a qualificação. Uma autoridade é muito mais qualificada para fazer propaganda sobre seu produto ou serviço.

Normalmente o influenciador autoridade possui algum tipo de diploma ou certificado que o coloca nessa categoria, e o público costuma confiar nas opiniões deste profissional, que muitas vezes são embasadas em pesquisa de qualidade sobre seu material.

O influenciador autoridade costuma ser respeitado até mesmo por outros profissionais da área, tornando sua empresa um foco para aquele grupo de pessoas em particular.

Trendsetter

O termo, que vem do inglês e significa, em uma tradução direta, “criador de tendências”, é um influenciador que normalmente é envolvido em causas e discussões, e tem um perfil com muita atitude.

Esse tipo de influenciador normalmente é firme em seu posicionamento, e por isso é importante que a empresa também esteja em sintonia com relação às ideias apresentadas pelo profissional.

O engajamento desse tipo de influenciador dialoga diretamente com as causas que ele defende e acredita, o que pode acabar ampliando consideravelmente suas possibilidades quando lidar com esse público em sua empresa.

Jornalista

O jornalista é um influenciador por essência. A própria profissão do jornalismo trabalha muito com isso, e diversos profissionais da área entendem a importância de trabalhar em canais digitais para otimizar seus resultados.

Um bom influenciador jornalista é pautado nas mesmas bases que o jornalismo convencional, de pesquisa, análise de fontes e apresentação de material informativo e interessante para seus seguidores.

Muitos desses profissionais possuem carreiras em jornais, revistas e televisão, e utilizam seus perfis digitais como um adicional de seu trabalho como um todo.

Microinfluenciador

O microinfluenciador é aquele que possui um público muito menor que as celebridades, normalmente atingindo até uma marca de 8 a 10 mil seguidores. Entretanto, o que esse tipo de perfil perde em alcance, ganha em relevância.

O público de um microinfluenciador é muito mais propício a consumir os itens que são apresentados por ele, pois seguem a pessoa por suas opiniões e confiam em indicações e apresentações realizadas por ele sobre onde comprar água de caminhão pipa.

Além disso, muitos microinfluenciadores possuem um impacto forte em uma determinada região geográfica, sendo uma excelente escolha para pessoas que querem mais movimento em seus espaços físicos.

Considerações finais

Trabalhar com influenciadores digitais pode ser muito vantajoso para sua companhia, mas é importante entender a grande variedade de profissionais no mercado e qual deles se adequa mais ao tipo de propaganda que você deseja realizar.

Dessa maneira, você otimiza os processos de comunicação com o público e consegue atingir uma quantidade de pessoas muito maior que o normal, garantindo uma estrutura de qualidade em suas interações.

Quanto mais você conseguir trabalhar com estes recursos, maior é o impacto que o mercado terá sob sua publicidade, garantindo um espaço de liderança em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: