Mapeamento de negócio: quais os principais dados a serem analisados

Por isabela  |  19/08/2022  |  Comente »

Fazer com que a sua empresa tenha todos os processos em pleno funcionamento não é uma tarefa simples, é preciso entender cada detalhe do seu negócio e perceber quais são os fatores e detalhes que fazem com que aquele seu produto ou serviço possam ser entregues de forma competente, cumprindo os objetivos e da maneira como foi planejada. 

E para auxiliar nessa missão, temos justamente o mapeamento de negócio, esse que é um conceito comum no mundo empresarial, e consiste em fazer uma análise e coleta de dados e informações presentes nos processos da sua empresa, viabilizando a entrega de um produto, serviço ou informação. 

De forma resumida, esse termo se refere à análise e ao uso de dados que ajudam a empresa a alcançar a atividade que foi planejada, os recursos que devem ser utilizados e a forma para que, aquele seu exaustor centrífugo, consiga obter um bom desempenho em suas vendas. 

Se você quer obter sucesso na execução da sua empresa é preciso ficar de olho em quais informações são mais relevantes para serem utilizadas,e no texto de hoje, separamos os principais dados a serem analisados dentro do mapeamento de negócios, bora conferir? Vamos lá!

Vendas

O principal dado para entender como estão o andamento de seus processos e os resultados que eles fornecem para o seu negócio é justamente o número de suas vendas, ele vai apontar o quanto a sua empresa está desempenhando dentro do mercado, o número de clientes, a média do faturamento e o fluxo de caixa. 

Ter um número alto de vendas representa, provavelmente, um sucesso maior para o seu negócio, e ajuda a entender se esse volume está dentro do esperado e se as metas estão sendo cumpridas da maneira correta. 

Ticket médio

O número de vendas é sempre um fator importante, assim como o ticket médio no qual seus produtos e serviços estão sendo comercializados, esse é um dado simples que consiste na somatória de todas as suas vendas mensais, e na divisão para descobrir o valor médio que você está obtendo em cada venda.

Claro que, cada uma delas terá um peso diferente, um baú refrigerado completo tende a ser mais caro do que apenas o piso pallet, mas é importante ter noção se o seu ticket médio está alto e se o valor que entra em caixa está sendo positivo. 

Lucratividade

Outro dado que ajuda a entender o desempenho de seus processos é a lucratividade, ele reflete o quanto sua empresa está lucrando somando o faturamento e removendo as despesas, isso ajuda a ter noção se os custos operacionais estão sendo cobertos pelo que está ganhando. 

Uma lucratividade negativa, indica que a sua empresa está no caminho errado, e que provavelmente, possa ter problemas em um futuro próximo com a possibilidade até de fechar as portas. 

índice de satisfação

Os clientes são os grandes responsáveis pelo bom desempenho de um negócio, e medir a sua satisfação, é fundamental para entender se a sua empresa está tendo uma boa recepção e se ela é vista com bons olhos por parte do público, procure medir esse índice para entender melhor se a qualidade dos seus produtos, serviços e do seu atendimento está alta. 

Realize pesquisas, colete feedbacks, e veja o que seus consumidores acham sobre o seu negócio, isso te ajuda a melhorar o seu desempenho e faz com que você molde estratégias mais eficientes caso necessário. 

Despesas

Se sua empresa está com uma lucratividade negativa, saiba que isso pode ser devido as suas despesas, esse que é um dado fundamental e ajuda a entender quais são seus gastos tanto na produção dos seus produtos como sua luva de vaqueta, quanto nos custos operacionais básicos de um negócio. 

Se o produto estiver tendo um gasto elevado, o preço também deve subir em sua venda, e se os custos dos processos forem altos, é preciso rever e fazer alguns cortes, sempre fique de olho nas suas despesas e no comparativo com aquilo que você fatura. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: