Como avaliar e desenvolver a qualificação de colaboradores em potencial

Por isabela  |  19/08/2022  |  Comente »

Uma empresa é composta por várias pessoas completamente diferentes que executam suas funções conforme suas habilidades, características pessoais e o seu entendimento sobre determinado assunto, são esses funcionários que trazem sucesso para um negócio, afinal, nenhuma marca consegue chegar na grandiosidade sem uma equipe competente e disposta a alcançar o sucesso. 

Mas como citamos acima, as pessoas são diferentes, e existem colaboradores que sempre acabam se despontando com um enorme potencial, ao mesmo tempo que isso é encarado de forma positiva, é preciso ter muito cuidado para “lapidar” esse talento. 

Assim como uma máquina injetora de plástico molda polímeros de acordo com a peça fabricada, é preciso saber administrar e gerenciar os talentos da sua empresa, encontrando um equilíbrio que ajude a realçar suas habilidades, trabalhar bem sua retenção e qualificar ainda mais funcionários que podem agregar muito valor ao seu negócio.

Sabemos que essa não é uma tarefa simples, por este motivo no texto de hoje, vamos mostrar como é possível avaliar e desenvolver a qualificação de colaboradores em potencial, identificando pontos fortes e fracos e indicando o caminho cada vez mais completo para eles, bora conferir? Vamos lá!

Faça uma avaliação de desempenho

Para começar a avaliar e desenvolver um colaborador em potencial, o primeiro passo é fazer uma avaliação de desempenho geral com a sua equipe, através dela, você vai entender como cada colaborador está se comportando, seus resultados, metodologia de trabalho e competências. 

Essa avaliação é boa por diversos motivos, te ajudando a entender onde é possível desenvolver os talentos, quais são as metas para melhorias, como está o andamento dos processos, o entendimento do perfil profissional de cada colaborador e por aí vai. 

Realize testes de habilidades

Depois de entender sobre o desempenho,é hora de testar as habilidades individuais e em grupo de cada funcionário, afinal, muitas vezes uma pessoa com baixo desempenho pode estar sendo influenciada pelas suas habilidades não estarem sendo direcionadas para o local certo. 

Realize testes que mostram o que cada cada colaborador se destaca, podendo ser atividades simples e práticas relacionadas à sua área, talvez aquele colaborador seja bom na manutenção de refrigeradores como geladeiras, e não tenha habilidade em manusear uma bomba de vácuo de um ar-condicionado, por exemplo, descubra as habilidades e afinidades de cada um. 

Converse com o colaborador

Não é só de testes que você pode avaliar e desenvolver seus colaboradores, mas também através do diálogo, procure conversar com seus funcionários e peça para que eles dêem e recebam feedbacks sobre as suas atividades dentro da empresa. 

Exponha aquilo que analisou, e fale para eles contarem sobre suas zonas de conforto, a função que se sentem mais à vontade, suas preferências e etc. Dê voz ativa, e respeite a vontade do colaborador dando espaço e uma chance para ele atuar da forma como se sentir melhor. 

Colete dados e identifique pontos fortes e fracos

Os testes são uma ótima fonte de dados mas não são as únicas, procure realizar a coleta de outras formas, com pesquisas, feedbacks, e outras ferramentas que te ajudam a compor um banco de informações sobre cada pessoa. 

Isso vai te ajudar a identificar pontos fortes e fracos e fazer com que você conheça o perfil individual de cada colaborador, dando mais autonomia e precisão para desenvolver seu potencial. 

Aponte possíveis melhorias e fortaleça o que já é bom

Ninguém é perfeito e erros fazem parte do processo de aprendizagem, sendo assim, procure apontar possíveis melhorias que o seu colaborador possa ter durante a sua jornada, após tantas informações, fica mais fácil de saber o que deve ser melhorado e desenvolvido, nada de desespero tocando os alarmes de incêndio como se houvesse uma tragédia, seja cauteloso, sigiloso e ajude de forma competente os funcionários. 

Além disso, procure fortalecer o que já é bom, reconheça os pontos fortes de cada um e invista nisso, incentivando ainda mais esse desenvolvimento naquilo que o colaborador já possui afinidade. 

Reconheça o seu destaque

Quem não gosta de um reconhecimento? Reconhecer os colaboradores é uma ótima forma de desenvolver seu potencial e incentivá-los a sempre buscar uma melhoria constante, procure recompensar eles e também tenha algumas bonificações que ajudam no crescimento profissional. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: