Marketing e seus pilares nos ambientes empresariais

Por isabela  |  19/08/2021  |  Comente »

O ambiente empresarial exige um eterno processo de mudanças, com o mercado necessitando se adaptar frequentemente às vontades e necessidades do público. O papel do marketing é justamente prever os conceitos por trás dessa renovação contínua.

É preciso prever as novidades, sociais e, muitas vezes, tecnológicas, que estão prestes a surgir, e possivelmente roubar um espaço importante do seu público antes conquistado. Pois ele está sempre em busca de algo que possa melhor satisfazê-lo.

Por exemplo, um bem estabelecido negócio, que trabalhe com tinta para impressora inkjet, precisa também expandir o mercado para novas áreas, principalmente para evitar que uma fatia ampla de público seja perdida.

É preciso também ficar de olho para não se render a novos alvos e abandonar um produto que ainda serve à maioria do público que a sua companhia conquistou nos últimos anos. Logo, é um processo que exige estudos e conhecimento do mercado em que atua.

As estratégias de marketing são conhecidas parcerias de quem trabalha nesse meio competitivo. Mas a necessidade de estar atento a elas ultrapassa o tamanho de um negócio, pois essas ferramentas são eficazes por serem adaptáveis.

Um planejamento de marketing nunca é o mesmo de um negócio para outro, o que dirá de um setor ou área completamente distinto. Mas a sua importância para o progresso de ambos é igualmente importante. De uma loja de biscoitos a um conglomerado empresarial.

A função do marketing no meio empresarial

A ligação entre o marketing e as ações de venda são compreensíveis para aqueles que atuam no mercado de negócios, muitas vezes até não conseguindo separar a função de importância de cada uma.

De fato, a idealização de ferramentas e estratégias que possam impactar positivamente nas vendas partem de um estudo de marketing, ou seja, uma análise do mercado que a sua empresa atua. Isso, porém, não é a sua única atribuição.

O marketing abrange diversos setores importantes para uma companhia. Lidando desde a concepção do produto, até a forma em que o público irá consumi-lo. Apresentado maneiras de potencializar a satisfação do público final, de forma a fortalecer o seu nível de consumo.

Por exemplo, uma fábrica de etiquetas personalizadas lida com os mais diferentes setores até conquistar um resultado positivo com seu público. A qualidade do serviço, o contato com seus fornecedores, desde a indústria do papel ao ramo das tintas.

O contato com essas diferentes empresas demonstra uma necessidade de não apenas conhecer a sua área de atuação, mas todo o ambiente ao seu redor, como parceiros necessários para a existência do seu negócio.

Um dos trabalhos do marketing é justamente esse, o de estudar e analisar a situação do mercado. Essa integração de diferentes setores prova como o marketing é essencial para todos os níveis de tamanho de uma empresa.

Em algum momento, a área de atuação do seu pequeno negócio irá se deparar com os desafios de tamanhos distintos, dependendo da realidade de um grande negócio, como o das matérias-primas. E a mesma coisa acontece de forma recíproca.

Por exemplo, uma loja de camisetas bordadas pode ser impactada por algumas situações no ramo de tecidos, assim como uma grande rede de condomínios depende do setor eletrônico para a instalação de câmeras de segurança em seus prédios.

Os pilares do marketing no ramo empresarial

O marketing apresenta soluções para ambos os negócios por atuar com pilares estruturados, e ao mesmo tempo adaptáveis. Tais pilares serão melhor desenvolvidos a seguir:

Gestão de produtos

A gestão de produtos engloba também o setor de serviços. Ele foca essencialmente na melhor entrega de uma mercadoria ou prestação de serviço a um cliente.

Para isso, uma companhia precisa lidar com um conjunto enorme de práticas e decisões. Garantindo que o processo que parte da idealização de um produto até a sua apresentação ao mercado, esteja hábil para se destacar nesse meio competitivo.

A otimização desses fatores se dá pela implementação de diversas estratégias, sendo as mais conhecidas aquelas definidas como os 4Ps do marketing, sendo eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça (o mercado em si);
  • Promoção (conhecido também como comunicação).

Sabendo da importância desses elementos para o marketing, é essencial também conhecer a fundo como eles se diferenciam e agem:

  1. Produto

Essa área lida exatamente com os atributos que trazem o diferencial do seu produto ou serviço, garantindo que o público encontrará as respostas para os seus anseios ou optará por adquirir ou seu serviço ou produto.

Caso o seu negócio atue com a produção de materiais para a indústria de adesivos, passando por objetos como cola para acrílico e para látex (usada em borrachas e plásticos em geral), é indispensável realizar testes para garantir a qualidade do produto.

É necessário também compreender as atribuições do seu produto ou serviço. Como a forma em que ele será usado pelo público, características físicas e o nome. Tudo que garanta uma completa satisfação por parte dos seus potenciais clientes.

  1. Preço

O processo de precificação é um dos mais importantes durante o processo em que o cliente analisa a possibilidade de consumir ou não o serviço oferecido pelo seu negócio. 

Após comparada a qualidade do produto ou serviço com os concorrentes no mercado, vide todas as características apresentadas no tópico anterior, esse é o momento em que o cliente pesquisa sobre qual empresa lhe oferece a melhor relação de custo-benefício. 

Trabalhando com essa realidade cabe a seu negócio analisar qual a melhor maneira de se chegar ao preço ideal de comercialização do seu produto. Levando em contas questões como:

  • Os gastos relacionados a sua produção;
  • O valor praticado por concorrentes da mesma área;
  • A porcentagem de lucro almejada sobre os custos de produção;
  • O nível econômico do seu público-alvo.

O preço é um quesito importante, não apenas para negócios que lidam com clientes finais, sendo essenciais para quem lida com a negociação entre indústrias, como no fornecimento de materiais.

Uma loja especializada na confecção de camisas personalizadas pesquisará o valor praticado para diferentes setores antes de contratar um fornecedor específico. Isso porque o custo do seu produto dependerá diretamente dos gastos em sua produção.

Será necessário para essa loja calcular o preço do tecido, do papel para sublimação necessário para a impressão de estampas nas camisas, além do material plástico usado na embalagem de tais produtos. Ou seja, tudo isso afetará também o seu preço final.

É importante dizer que a mesma situação vale para uma empresa de atuação mais exclusiva, como na fabricação de placas de ferros ou etiqueta patrimonio, precisando se comunicar com fornecedores de plástico e alumínio. Cada um influenciando no valor final do produto.

  1. Praça

A praça lida diretamente com o mercado. De forma literal até caso o seu produto seja algo material. As estratégias de marketing aqui são alocadas aos canais de distribuição da mercadoria comercializada pelo seu negócio.

Pensando em uma loja física, se tem a disposição dos produtos nas vitrines, a proximidade deles com outros negócios próximos, entre outras ações. Como ter uma loja de doces próxima a um cinemas, já contando com a proximidade desse público.

A disposição de um totem luminoso, próximo a prateleira do seu produto em questão, consegue destacá-lo e chamar a atenção dos visitantes. Sendo uma estratégia de praça, mas também pode ser vista como fazendo parte da chamada “promoção”.

  1. Promoção

As estratégias de promoção estão conectadas às ferramentas de comunicação utilizadas na divulgação do seu produto ou serviço. Não muito sobre a mensagem em si, mas os locais em que tais anúncios serão veiculados.

Além do uso de veículos de mídia, como TV e internet, essa divulgação pode ser feita por meios mais convencionais, como jornais, revistas e outdoors. Até mesmo o panfleto distribuído na rua se encaixa como uma dessas ferramentas.

Outros métodos mais ousados podem ser incluídos, como por meio de distribuição de bolsas personalizadas para brindes, na compra de uma ou mais unidades do produto.

Gestão de clientes

A gestão de clientes lida com o outro lado de uma relação de compra, focando em estratégias que favoreçam a pessoa que consome o seu serviço ou produto.

Neste pilar é observado o comportamento geral e específico do seu público-alvo. Suas características, seus valores, o que fazem optar pela sua marca, ou que o fariam optar pelos seus serviços.

As empresas precisam mapear o público e encontrar as segmentações presentes, sejam elas regionais, culturais ou qualquer outro fator que diferencia o comportamento de um grupo, assim como a sua forma de consumir.

Gestão de marcas

A gestão de marca é um pilar que vai além da relação comum entre cliente e vendedor. Para o meio empresarial talvez seja a que mais se destaque, pelos desafios que apresenta, pois engloba sim essa relação de compra. Porém vislumbrando o chamado longo prazo.

É um processo que lida com o branding de uma marca, especificando a missão, os valores, os propósitos e as qualidades gerais da empresa. Tudo isso precisa estar claro, através de uma comunicação que não fale apenas sobre o produto.

Considerações finais

Cada pilar tem sua importância, e juntos podem potencializar as forças de uma empresa. Esteja em seus primeiros ou passos, ou sendo uma marca já renomada no mercado. 

Por isso o marketing é essencial. Sempre em busca de maneiras de se destacar no competitivo ambiente empresarial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: